Atividades do turismo estão concentradas em 1% dos 853 municípios mineiros

Hoje em Dia
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11/04/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:05

Um estudo sobre a economia do Turismo em Minas Gerais, elaborado pela Fundação João Pinheiro (FJP), mostra a concentração das atividades do setor em apenas 10 dos 853 municípios mineiros. Esta dezena de cidades representou 60% de todo o Valor Adicionado (VA) – valor criado por um setor ou agente econômico – gerado em Minas no período 2010-2014.

“Belo Horizonte manteve, isoladamente, a maior participação no VA do turismo estadual em todo o período, com percentual mais relevante em 2011 (35,2%)”, destaca Caio Gonçalves, pesquisador e coordenador do levantamento realizado pelo Centro de Estatística e Informações (CEI) da FJP, ligada ao Governo de Minas.

Na sequência do ranking de participação, aparecem os municípios de Uberlândia, Contagem, Confins, Juiz de Fora, Uberaba, Betim, Montes Claros, Ipatinga e Pouso Alegre.

“Também vale ressaltar a importância do setor para municípios como Confins (80,1%), Ribeirão Vermelho (35,8%), Florestal (23,3%), Tiradentes (20,8%) e São Sebastião da Bela Vista (18,8%), nos quais o turismo superou a participação da agropecuária e da indústria”, conclui Gonçalves.

Entre 2010 e 2014, tiveram destaque a considerável participação média do grupo alimentação (47,2%) e a média de participação do grupo referente a aluguéis de bens não imobiliários (15,8%). Verificou-se, ainda, que o transporte terrestre teve participação predominante em relação ao transporte aéreo, com médias de 13,8% e 4,9%, respectivamente.

Movimentação

O turismo em Minas Gerais apresentou um VA de R$ 14,9 bilhões no ano de 2014, o que representou 5,68% do total do setor de serviços e de 3,72% do total da atividade econômica do estado naquele ano.

No entanto, o estudo apontou que a atividade de turismo no Estado, no período 2010-2014, apresentou queda nas taxas de crescimento real, ganhando estabilidade nos anos de 2013 e 2014, com índices de -0,07% e 0,31%, respectivamente.

O estudo Economia do Turismo de Minas Gerais 2010-2014 inaugura a série “Estatística & Informações”, criada para divulgar dados estruturais e conjunturais produzidos pelo CEI, nos mais diversos recortes.

A análise aborda o processo de construção da classificação das Atividades Características do Turismo (ACTs) consideradas na pesquisa, a construção da metodologia adotada nos níveis estadual e municipal, além de enfatizar a compatibilidade com os procedimentos já utilizados pelo IBGE e pela própria FJP no cálculo das atividades contempladas nas Contas Regionais.

A iniciativa visa contribuir para a literatura acerca da importância do turismo para Minas Gerais em uma ampla agenda de discussão sobre diversificação da economia mineira.

Governo trabalha para distribuir benefícios econômicos

A região da capital mineira também manteve a liderança na distribuição do Valor Adicionado (VA) do turismo entre os circuitos turísticos do estado. 

O Circuito Belo Horizonte ficou com 32,6% do VA do turismo em 2014, seguido pelo Circuito Alto Mogiana (7,8%), Ouro (4,7%), Caminho Novo (3,6%) e Serras Verdes do Sul de Minas Gerais (2,5%).

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, ações para uma desconcentra-ção dos benefícios econômicos da atividade para todo o Estado já estão sendo realizadas. 

“A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) está valorizando e fomentando, de forma incisiva, a organização do estado em regiões turísticas, fazendo com que mais municípios possam participar da distribuição de receitas e geração de oportunidades de negócios e empregos por meio do turismo.  Dessa forma, a regionalização possibilita uma maior organização da política municipal e regional do turismo, fazendo com que ações mais efetivas possam ser realizadas com o objetivo de gerar impactos positivos na sociedade”, afirmou.

Ele ressaltou, ainda, que entre janeiro e março de 2007, a Setur já se reuniu com sete circuitos turísticos, e contou com a participação de 68 municípios, visando sensibilizá-los pela importância da criação de uma política de turismo municipal e sua organização regional.

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