Ato simbólico marca início de vacinação de idosos no Rio

Agência Brasil
31/01/2021 às 14:12.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:03
 (Divulgação/Prefeitura do Rio)

(Divulgação/Prefeitura do Rio)

Ato simbólico realizado na manhã deste domingo (31), no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, marcou o início da vacinação de maiores de 80 anos contra a Covid-19. A imunização desse público começa nesta segunda-feira (1º), em idosos a partir de 99 anos de idade.

O ator Orlando Drummond, de 102 anos, e o compositor Nelson Sargento, de 96, foram vacinados durante a cerimônia, que contou com a participação do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Foram vacinadas também a costureira Sebastiana Farnezi da Conceição, de 98 anos, moradora de Jacarepaguá, zona oeste; Dulcinéia Gomes Pedrada, de 97, residente em Copacabana; e Neiva Gomes Brandão, de 95, moradora de Ipanema.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que o dia é dia de alegria. “Estamos começando a vacinação da população em geral, priorizando os idosos. É emocionante ver o Nelson Sargento, e saber que ele vai poder continuar cantando sua poesia; e também ver o seu Peru (personagem marcante do ator Orlando Drummond). Nosso sonho é que a gente possa vacinar todas as pessoas acima de 60 anos de idade”, disse Paes.

O ator e dublador Orlando Drummond disse estar emocionado. “Isso é um batismo, e espero que todos tenham a mesma esperança que eu”.

Nelson Sargento estava acompanhado da mulher, Evonete Matos, de 71 anos. “Estava pensando muito nesse momento e, graças a Deus, estou aqui. Estou sentindo falta da música. Estou aqui para ser vacinado e poder trabalhar”, disse. O compositor, que é presidente de honra da Mangueira, brincou: “Ela quer se vacinar já, mas é uma jovem ainda”.Divulgação/Prefeitura do RioNelson Sargento, compositor e presidente de honra da Mangueira, de 96 anos, também foi imunizado

Segmentação
O público maior de 80 anos começará a ser vacinado de forma segmentada, por idades diferenciadas a cada dia. A prefeitura acredita que, dessa forma, o atendimento será mais organizado e sem promover aglomerações.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a cidade está abastecida de doses suficientes para esta etapa de vacinação. “Temos as vacinas aqui no Rio. Hoje (domingo) começa a parte mais importante da campanha. É um momento emocionante para a sociedade, para quem vai poder vacinar seus avós, seus pais, sua família. Infelizmente, eu não pude. Perdi minha avó por Covid-19”, revelou o secretário.

A prefeitura ressaltou, por meio da assessoria de imprensa, que o idoso deve levar documento de identidade e, se possível, caderneta de vacinação. Mais de 130 mil pessoas já foram vacinadas no município. À medida em que novas doses da vacina forem entregues, o público da campanha será ampliado.

Para a vacinação de idosos acamados, a orientação é procurar a unidade de referência no site Onde Ser Atendido e entrar em contato para dar as informações necessárias. A equipe fará o cadastro e passará as orientações sobre a vacinação. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por