Autoridades da Bélgica detêm suspeitos de envolvimento com atentados em Paris

Estadãoo Conteúdo
14/11/2015 às 17:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29
 (KAMIL ZIHNIOGLU/ASSOCIATED PRESS)

(KAMIL ZIHNIOGLU/ASSOCIATED PRESS)

O ministro da Justiça da Bélgica afirmou que autoridades belgas detiveram vários suspeitos de ligação com os atentados em Paris.

O ministro Koen Geens afirmou na rede VRT que as prisões ocorreram depois que um carro com placa belga foi visto perto da casa de espetáculos Bataclan na noite desta sexta-feira, um dos locais onde aconteceram os ataques terroristas.

De acordo com Geens, "houve detenções relacionadas a busca do veículo e das pessoas que o alugaram".

 

Alemanha pede para não misturar ataques com crise migratória

O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, apelou hoje (14) para que não seja feita uma ligação entre os atentados de sexta-feira em Paris e a crise migratória que a Europa enfrenta.

“Quero fazer este apelo urgente para que se evite estabelecer ligações rápidas com a situação relativa aos refugiados”, disse o ministro, frisando que já houve “um nível chocante de ataques contra candidatos a asilo e centros de acolhimento de refugiados”.

O ministro falou após uma reunião do gabinete de crise do governo alemão, na qual foi decidido aumentar a presença policial e reforçar o controle das fronteiras, assim como monitorar de perto os grupos de extrema-direita no país.

A Alemanha é uma dos países que mais refugiados deverá acolher este ano – perto de 1 milhão – e o significativo aumento da chegada de migrantes ao país intensificou os ataques contra os mesmos perpetrados por grupos xenófobos.

Pelo menos 128 pessoas morreram e 300 ficaram feridas nos atentados terroristas ocorridos na sexta-feira à noite em Paris.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por