A Backer, reconhecida no universo das cervejarias artesanais, lança curso introdutório sobre o também extenso mundo do uísque. A edição acontecerá na próxima terça (28), no “Templo Cervejeiro” da marca, a partir das 19h30. Inscrições estão abertas na plataforma Sympla, por R$ 250.

Com duas horas de duração, o workshop será ministrado pelos experts no assunto Rafael Sá e Ricardo Fonseca. Durante a aula, o público seleto será convidado a conhecer a origem da bebida e seus diferentes estilos de acordo com as regiões produtoras, o processo de maturação e a fazer degustações e análises sensoriais.

Para a diretora da Backer, Paula Lebbos, a formação acontece em um “ótimo momento”. Isso porque o recém-lançado Whiskey Três Lobos, produzido em destilaria da empresa, recebeu em setembro de 2018 a medalha de bronze do London Spirits Competition, na capital da Inglaterra.

O concurso é um dos mais importantes no mundo no segmento e tem o diferencial de avaliar critérios comerciais, levando em conta drinkabilidade, preço e qualidade. 

Na ocasião, o rótulo mineiro se tornou o único single malte brasileiro, fabricado a partir de matéria prima cervejeira, a ser reconhecido com o título. O feito é ainda mais surpreendente pelo fato de o destilado ter sido lançado em agosto do mesmo ano.
Contudo, Paula Lebbos explica que a história da Backer com o uísque contabiliza mais de uma década.

“Começou com uma viagem que fizemos aos EUA com o objetivo de conhecer algumas cervejarias. Então fomos convidados a visitar a fábrica da Jack Daniels. Descobri que dentro da Backer tínhamos insumos da melhor qualidade para a produção da bebida”, lembra a executiva.

A fabricação teve início de maneira artesanal no sítio da família, onde a destilaria foi adaptada. Os primeiros barris utilizados estão expostos ao público na adega de maturação do Templo Cervejeiro.

Conteúdo

No curso, os participantes entenderão desde a matéria-prima utilizada na fabricação e as panelas necessárias até detalhes de cada estilo nas diversas nações em que a bebida é tradição.

Serão convocados a degustações e apresentados aos resultados das três etapas produtivas o “spirity”, ainda transparente, antes da maturação em barris de carvalho, o “uísque turfado”, já acrescido da turfa, elemento da defumação do malte, e o resultado final de todo o procedimento. “Queremos ser didáticos para que a pessoa continue estudando a bebida em segunda e terceira edições”, adianta Paula Lebbos.

SERVIÇO
Backer Whisky Experience
Data: Terça, 28 de maio
Local: Templo Cervejeiro Backer (Rua Santa Rita, 220 – Olhos d Água, BH)
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 250 pela plataforma Sympla