O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, visitou neste domingo (31), a Unidade de Polícia Pacificadora da comunidade Santa Marta, em Botafogo, na zona sul. Na última quinta-feira, 28, foi registrado o primeiro tiroteio entre policiais e traficantes na favela desde a instalação da UPP, em dezembro de 2008. Até hoje, a unidade, a primeira do Rio, é considerada uma referência para as demais 37 UPPs do Estado.

Na ocasião, Beltrame saiu da Rua São Clemente foi até a sede da UPP, no alto do Morro. Com o comandante, capitão Márcio Rocha, ele conversou com moradores e policiais da comunidade. Fez uma pausa para tomar chimarrão na laje do Michael Jackson, onde fica a estátua em bronze do cantor pop, instalada em 2010 no mesmo local onde Jackson gravou o clipe da canção They Don't Care About Us, em 1996.

A visita de Beltrame foi divulgada por meio do Twitter oficial da Secretaria de Segurança do Rio.

Tiros. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), na quinta-feira (28), policiais militares foram alvo de disparos no Beco do Jabuti. Os agressores fugiram. O caso é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo).

No início de março já havia acontecido tumulto entre moradores da favela e PMs da UPP, que lançaram bombas de efeito moral e spray de pimenta. De acordo com moradores, a confusão começou após policiais terem abordado um jovem de forma violenta.