BH à Porter movimenta mercado da moda em maio

Giulia Mendes
gandrade@hojeemdia.com.br
20/04/2016 às 17:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:02
Evento reúne cerca de 200 lojistas e a expectativa é que haja crescimento de 20% nas vendas em relação às edições anteriores (Lucas Prates/Hoje em Dia)

Evento reúne cerca de 200 lojistas e a expectativa é que haja crescimento de 20% nas vendas em relação às edições anteriores (Lucas Prates/Hoje em Dia)

Fábricas mineiras que trabalham com pronta-entrega de moda no atacado estão se preparando para expandir as vendas de inverno no BH à Porter. O evento, que chega a sua terceira edição, começa no dia 3 de maio e vai até o dia 13.

O projeto é realizado pela Cooperativa dos Consultores em Negócios de Moda (Coopermoda) e procura preencher a lacuna de vendas que existe no calendário de moda da capital entre os lançamentos de coleções, normalmente apresentados em eventos como o Minas Trend, que aconteceu este mês. 

No ano passado, as fábricas participantes faturaram, juntas, cerca de R$ 5 milhões durante o BH à Porter. A ideia é movimentar o mercado e divulgar a moda mineira, explica a diretora administrativa da Coopermoda, Juh Amaral. 

“Os consultores selecionam lojistas que não costumam vir a BH comprar ou que ainda não conhecem a moda de Minas. Tem comprador que vem até do exterior. As fábricas pagam as despesas com passagem aérea e hospedagem dessas pessoas para que elas participem do evento”.

Os lojistas poderão visitar cerca de 80 marcas nesta edição do BH à Porter. A grande concentração de showrooms fica na região Oeste da capital, nos bairros Prado e Gutierrez. O trabalho dos consultores consiste em traçar os perfis dos potenciais compradores e levá-los para conhecer os showrooms das fábricas que mais se encaixam no estilo de suas lojas. 

Para 2016, a expectativa é que o montante de negócios feitos durante o evento cresça cerca de 20% com relação ao faturamento da última edição, em setembro de 2015. 

Juh conta que a estimativa foi feita com base no aumento do número de consultores que agora fazem parte da cooperativa. “Hoje temos 49 consultores e eles podem chamar mais um profissional conhecido para participar do evento. Cada consultor levará até cinco lojistas clientes”. 

Inverno e Verão

Outra novidade deste ano é que o evento terá uma edição extra. “Além da edição de inverno, em maio, o BH à Porter terá uma segunda edição de verão, em setembro”, adiantou a diretora da Coopermoda.

Crise

A percepção de Juh é que, com a crise econômica, os lojistas estão mais conscientes na hora de comprar. “Muitos migraram para a pronta-entrega para ter uma resposta mais rápida das vendas. O que vender, podem comprar mais. O que não vender podem trocar. As fábricas também estão mais flexíveis quanto aos valores mínimos de compras”. 

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