Muitos se preocupam em exercitar os músculos, mas fazer “ginástica para o cérebro” ainda é novidade para boa parte da população de Belo Horizonte. Atenta a esse filão de mercado, a rede Supera inaugurou no fim do último mês a quinta unidade na capital, localizada no Gutierrez, na região Oeste.

A primeira delas chegou à cidade ainda em 2015. Em 2017, já eram três casas. E outras três devem ser lançadas ainda neste ano, provavelmente nos meses de maio, junho e julho, contabilizando oito até o final de 2019.

A academia oferece aos estudantes aulas semanais, com duas horas de duração. O chamado “Método Supera” consiste no desenvolvimento de habilidades por meio de exercícios com o objetivo de “tirar o cérebro da zona de conforto”, de acordo com a gestora da unidade Gutierrez, Érica Oliveira.  Para tanto, são empregadas ferramentas didático-pedagógicas, como o ábaco. O instrumento milenar tem 17 colunas com contas, que são aproximadas ou afastadas, para que o usuário desenvolva cálculos com os dedos, de forma concreta.

A espécie de calculadora manual está presente em todas as aulas e visa melhorar a concentração e, principalmente, a perseverança e a disciplina.
Há ainda as atividades aeróbicas para os neurônios, denominadas “Neuróbicas”. Elas consistem no desempenho de atividades comuns do cotidiano, porém de forma diferente. Um exemplo é escovar os dentes com a mão esquerda, no caso dos destros.

“A atividade explora uma capacidade extraordinária do cérebro, a de transformar padrões. As novas conexões neurais formadas acabam treinando a atenção, a inteligência e a criatividade”, explica Érica Oliveira.

Já as dinâmicas em grupo são usadas como estímulo às habilidades cognitivas e sócio-emocionais. Assim, espera-se que os participantes aprendam a lidar com a derrota e a vitória, aprimorem o pensamento positivo e fortaleçam a confiança e a autoestima.

Além disso, mais de 60 jogos são disponibilizados para o fomento da aprendizagem lúdica, acarretando a evolução do raciocínio lógico e da ação.
“São vivências muito ricas e desafiadoras, visando a elaboração de estratégias para isolar o problema e encontrar soluções com eficiência”, diz a administradora da unidade.

Para Érica Oliveira, as ginásticas cerebrais, acompanhadas de exercícios físicos e alimentação saudável, contribuem ainda para a prevenção e o adiamento de doenças degenerativas, como o Alzheimer. O valor das mensalidades é apresentado na primeira aula. No entanto, a gestora garante que os custos são flexíveis, levando em conta as necessidades de cada estudante.

SERVIÇO
Unidade Supera Gutierrez
Endereço: Rua André Cavalcanti, 613 – Gutierrez, Belo Horizonte
Telefone: (31) 3643-5859
WhatsApp: (31) 98333-6871
Site: www.metodosupera.com.br
Fan page: @metodosupera