BH receberá 500 antenas até abril para operação da rede 4G

Tatiana Moraes - Do Hoje em Dia
16/11/2012 às 07:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:19
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Investimentos da ordem de R$ 4 bilhões nos próximos 24 meses e promessas de downloads a uma velocidade até dez vezes mais rápida do que o atual 3G marcam a entrada da quarta geração da telefonia celular no Brasil (4G), que deve estar disponível nas cidades sede da Copa das Confederações até abril do ano que vem. Em Belo Horizonte, devem ser instaladas 500 novas Estações Rádio Base (ERB) para implantação da nova tecnologia.

Apesar das queixas das teles sobre as dificuldades impostas pelos municípios para a instalação de antenas, o gerente interino de Licenciamento e Infraestrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de BH, Rúthelis Binhati Júnior, afirma que, se depender dos trâmites internos, todas as antenas serão instaladas no prazo.

Até o momento, as operadoras de celular entregaram à prefeitura formulários que detalham os projetos de instalação. A administração municipal, por sua vez, iniciou a distribuição de papéis que detalham as exigências para o início do processo prático do licenciamento, as chamadas “Oleis” (Orientação para o Licenciamento de Empreendimentos de Impactos).

O tempo para análise e aprovação dos pedidos, de acordo com o gerente, deve girar entre 30 e 60 dias. “Isso, se todos os documentos estiverem em ordem e as exigências forem cumpridas”, explica.

Fase de testes

As companhias já deram início aos testes da nova tecnologia. A Claro implantou uma rede teste em Campos de Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ).

“Os testes da tecnologia surpreenderam. E os ambientes em que eles foram realizados possuem características de relevo que permitem simulações de forma bastante completa”, disse o diretor regional da Claro para Minas Gerais, Gabriel Mendes, destacando que a tecnologia 4G prevê maior quantidade de antenas”, explica.
 
Saiba mais sobre a quarta geração da tecnologia e as estratégias das operadoras na http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por