Bo Xilai recorrerá de condenação à prisão perpétua

Agência Estado
23/09/2013 às 13:18.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:40

O ex-líder político Bo Xilai notificou a Justiça chinesa que recorrerá da condenação à prisão perpétua emitida contra ele no fim de semana, informou uma fonte no sistema judiciário da China.

"Ele informou ao tribunal que vai recorrer da sentença", disse a fonte nesta segunda-feira, confirmando a expectativa de que Bo Xilai tentaria prolongar o processo que levou a sua ruína na política nacional.

No domingo, o Tribunal Intermediário de Jinan, no leste da China, sentenciou Bo a prisão perpétua. Ele havia sido considerado culpado de recebimento de suborno, desvio de dinheiro e abuso de poder. Bo Xilai nega as acusações.

O resultado do julgamento encerra precocemente a carreira política do ex-líder do Partido Comunista Chinês.

Bo Xilai se viu envolvido em um escândalo de grandes proporções após um ex-auxiliar contar a diplomatas norte-americanos que sua mulher, Gu Kailai, assassinou um empresário britânico.

O caso desencadeou uma das maiores crises políticas das últimas décadas na China. Administrar as divergências entre aliados e adversários de Bo Xilai tem sido um dos principais desafios do presidente da China, Xi Jinping, em seu primeiro ano no cargo. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por