Um problema em uma linha de transmissão de Furnas - integrante do Sistema Interligado Nacional - levou nesta sexta-feira (18), a Companhia Energética de Brasília (CEB) a cortar cerca de 48% da energia direcionada ao Distrito Federal a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O problema ocorreu por volta das 15h desta sexta-feira e afetou quase meio milhão de unidades consumidoras no DF. 
 
A área central de Brasília, onde estão localizados o Congresso Nacional, os tribunais, o Palácio do Planalto e os ministérios, sofreu piques de energia, mas não chegou a ter a eletricidade totalmente cortada. Mas diversas regiões administrativas do DF ficaram sem energia, afetando inclusive a operação do metrô.
 
Furnas informou, por meio de nota, que a queda de energia foi ocasionada por uma queimada sob uma linha localizada entre as subestações Samambaia e Brasília Sul, o que teria causado o desligamento de dois circuitos. De acordo com Furnas, o sistema de transmissão de energia foi restabelecido hoje mesmo. 
 
O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu os focos de fogo, possibilitando o restabelecimento do sistema de transmissão de energia à CEB cerca de uma hora depois. "As queimadas sob as linhas de transmissão são uma das principais causas de desligamento não programado de energia. Por isso, Furnas realiza campanhas contra queimadas nos municípios cortados por suas linhas de transmissão", diz a empresa.