SÃO PAULO - As baixas condições de visibilidade provocadas por uma forte neblina impediram que 37 voos pousassem nesta quinta-feira (6) no aeroporto internacional de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. 
 
Dentre os passageiros afetados, está o empresário brasileiro Josmar Verillo, de Ribeirão Bonito (a 263 km de São Paulo). Ele seguia de Xangai, na China, para Abu Dhabi, onde faria uma conexão para a capital paulista. 
 
Em mensagens na rede social Facebook, Verillo disse ter ficado nove horas parado dentro de um avião da empresa Etihad no aeroporto de Al Ain, a 161 km de Abu Dhabi, para onde foram desviados 14 voos. 
 
"Estamos há seis horas dentro do avião, sem comida, com os banheiros em estado miserável e não tem previsão de saída! Aparentemente eles estão esperando outra tripulação para o avião, mas não chega e não tem previsão!", disse o empresário, três horas antes de seguir para Abu Dhabi. 
 
Horas depois, o filho dele, Felipe, disse também no Facebook que seu pai conseguiu chegar a Abu Dhabi e espera ser realocado em um voo para o Brasil. 
 
Em nota, a Etihad confirmou os voos desviados pelo mau tempo em Abu Dhabi e afirmou que conversa com a operadora do aeroporto para normalizar a situação. Segundo a empresa, 27 voos desviados estão a caminho ou já chegaram à cidade. 
 
A companhia aérea, no entanto, diz que os atrasos em sua malha aérea só serão normalizados em 24 horas. Dentre os voos afetados, está o voo 191, que deveria sair hoje 8h15 locais (1h15 em Brasília) para São Paulo e foi cancelado.
 
A Etihad informa que os passageiros serão realocados no voo que deverá sair amanhã o horário. Em caso de dúvida sobre a situação dos voos, os passageiros podem ligar para +971 2599 0000 ou visitar o site da empresa.