O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta quarta-feira (1º) os gabaritos oficiais dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O Enem foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro.

“É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação”, destaca o Inep, por meio de nota. A previsão é que os resultados do Enem sejam divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os treineiros – estudantes da 1ª ou 2ª série do ensino médio –, o boletim individual será publicado 60 dias após essa data.

Provas

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de escreverem a Redação, com o tema "Invisibilidade e Registro Civil: Garantia de Acesso à Cidadania no Brasil". Já no segundo dia, as provas foram de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. 

Questão anulada

De acordo com o Inep, uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias foi anulada, mas o fato não compromete o processo de previsão da nota dos participantes.

Isso porque a correção utiliza o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI) para determinar a nota do participante, não sendo possível saber o exato rendimento do candidato, apenas consultando o gabarito.

As notas do exame são utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso em universidades e no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Os alunos interessados nesses programas devem ficar atentos ao site do Inep para acompanhar a abertura das inscrições.

(*) Com informações da Agência Brasil

 

Leia mais:
MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022
Governo de Minas lança plataforma de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica