O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, será divulgado nesta quarta-feira (28). Com um post no Twitter, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a previsão inicial de que os dados seriam liberados até hoje. As provas do Enem foram realizadas em todo o país no sábado e no domingo. Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame".

Em entrevista com balanço sobre a realização das provas, neste fim se semana, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que até a primeira semana de janeiro, todas as notas dos participantes serão divulgadas.

Segundo Mercadante, foram eliminados do exame, até o momento, 743 candidatos, dentre os quais, 677 foram eliminados devido ao uso de equipamentos eletrônicos e outros 63 no detector de metais.

Além destes casos, ainda houve 3 casos de postagem de fotos das provas em redes sociais (tiradas dentro das salas na hora das provas). O ENEM 2015 possuía um total de 7,7 milhões de inscritos e, dentre estes, houve um índice de abstenção de 25%.