Estoque de bolsas de sangue atinge situação crítica

Folhapress
10/11/2013 às 13:03.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:03
 (Elza Fiuza)

(Elza Fiuza)

SÃO PAULO - No mês de novembro, quando no dia 25 é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, os estoques de bolsas de sangue estão em situação crítica, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

De acordo com a secretaria, o problema atinge todo o Estado. Somente a Fundação Pró Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de cem hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo, está com os estoques de sangue do tipo O positivo e O negativo em situação emergencial.

Além disso, a instituição também está com baixo estoque para o tipo A positivo e A negativo. A situação também é crítica para o tipo B positivo e B negativo.

"Com a proximidade dos feriados de novembro, aumenta a necessidade de doações, por conta do aumento dos acidentes. Por isso, estamos convocando a população a doar e sangue e colaborar com a regularização dos estoques", diz Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede Estadual.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

A lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado está disponível para acesso pelo site.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por