Helicóptero que caiu e feriu quatro pessoas estava irregular, diz Anac

Felipe Souza - Folhapress
04/10/2013 às 19:06.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:04

SÃO PAULO - O helicóptero que caiu no início da tarde desta sexta-feira (4) em uma praça de São Caetano do Sul (na Grande São Paulo) estava irregular, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Quatro pessoas ficaram feridas - três ocupantes da aeronave e uma pedestre.

De acordo com os dados registrados na Anac, o helicóptero de prefixo PTHTU estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) vencidos desde 2012. O primeiro havia vencido em junho e o segundo em abril do ano passado.

O acidente aconteceu por volta das 12h30 na praça da Bíblia, na avenida Goiás, após o helicóptero perder altura e bater em um poste de ferro no meio da praça. Os três tripulantes e uma mulher que estava na praça foram encaminhados para o pronto-socorro do hospital Albert Sabin.

Testemunhas

O motorista Carlos Roberto dos Santos Silva tinha acabado de atravessar a praça da Bíblia, em São Caetano do Sul (na Grande São Paulo), quando o helicóptero caiu no local. "Eu só ouvi um estrondo, e quando vi ele estava deslizando e atravessando a praça", disse.

Silva afirmou que estava pedindo seu almoço em frente ao local do acidente quando saiu correndo para ajudar as vítimas do acidente. "Eu pensei que os tripulantes tivessem morrido. Eu ajudei a tirar o piloto, que chegou a ficar preso no cinto de segurança, e o coloquei na grama", conta o motorista.

Segundo comerciantes do local, o helicóptero tocou a calda na rua quando já estava em baixa velocidade, subiu a calçada da praça e deslizou pelo local. No caminho, a hélice principal atingiu um poste de ferro e "fatiou" um coqueiro. A aeronave se partiu e só parou após tombar e ficar de cabeça para baixo.

Feridos

Segundo o diretor clínico do Hospital Albery Sabin, Edler Lins, para onde as vítimas foram levadas, todos estão bem e não correm risco de morrer. "As três vítimas passarão por exames e podem receber alta ainda hoje", disse.

Estavam na aeronave o piloto Rogério Nemita, de 31 anos, o mecânico Márcio Rodrigues, de 39, e o dono do helicóptero, Caio Lovato, de 25. Eles tiveram ferimentos por todo o corpo, como cortes e fratura. O piloto quebrou a perna e passará por cirurgia. Ele foi transferido para um hospital particular.

Risana Oliveira, de 31 anos, estava na praça no momento do acidente. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ela desmaiou e foi levada ao hospital. Segundo o hospital, ela teve um ferimento na perna, mas não é possível informar se foi causado pela aeronave

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por