Morre o empresário Olacyr de Moraes, o 'rei da soja'

Estadão Conteúdo
16/06/2015 às 11:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:30

Morreu na manhã desta terça-feira (16) em São Paulo o empresário paulista Olacyr de Moraes, conhecido como "rei da soja". A informação foi confirmada pelo site do empresário.

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do empresário Olacyr de Moraes, 84 anos, na manhã desta terça-feira, 16 de junho de 2015, às 3:40 horas da manhã na cidade de São Paulo. Olacyr lutou bravamente contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014 mas acabou sucumbindo à doença", explicava uma publicação.

Olacyr,  filho de um vendedor de máquinas de costura, esteve à frente de um patrimônio de US$ 2 bilhões e tinha trânsito livre em Brasília. O título de "rei da soja" veio nos anos 80, com sua atuação no agronegócio, em cultivos de cana-de-açúcar, algodão e, claro, soja.

Em suta trajetória, teve algumas apostas frustradas, como a ferrovia com que sonhava integrar o Centro-Oeste com o litoral, a Ferronorte, e calotes de governos fizeram seu império ruir. As dívidas chegaram a US$ 1 bilhão.  Sua derrocada foi em 1996, quando deu um calote em investidores internacionais que haviam comprados papéis da empreiteira Constran. Desde então o executivo passou a vender o que tinha.

Os bens

O banco Itamarati foi vendido ao BCN, a fazenda do Mato Grosso do Sul foi vendida ao Incra e a que mantém até hoje no Mato Grosso foi arrendada a Blairo Maggi, que o substituiu no reinado da soja. A Ferronorte hoje pertence à ALL, a Constran foi vendida à UTC e a usina de cana-de-açúcar Itamarati foi passada a sua filha, Ana Cláudia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por