Quase dois milhões de eleitores podem perder o título

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
23/02/2017 às 10:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:41

Milhões de pessoas de todo país podem perder o título de eleitor de eleitor. Os 1.961.530 brasileiros que não votaram nas últimas três eleições devem regularizar a situação entre 2 de março a 2 de maio nos cartórios eleitorais. 

As listas com a relação de faltosos ficará disponível nos cartórios e poderá ser consultada nas unidades. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral não notificará individualmente os eleitores informando sobre a pendência.

Para evitar o cancelamento do título, o cidadão deve apresentar documento de identidade com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa. Além disso, quem não compareceu às eleições deve levar também comprovante de recolhimento de multa ou dispensa de recolhimento. 

Caso o eleitor não regularize sua situação, o título será automaticamente cancelado entre os dias 17 e 19 de maio deste ano. Em Minas, 175.020 pessoas deixaram de votar nos últimos três pleitos. Só em Belo Horizonte há 27.456 faltosos.

Segundo o TSE, cada turno é considerado uma eleição. Estão irregulares as pessoas que deixaram de votar nas últimas três disputas. 

O eleitor que tiver o título cancelado fica irregular perante a Justiça Eleitoral e sofre algumas limitações estabelecidas pela legislação eleitoral, tal como obter CPF, passaporte e tomar posse em cargo público.

*Com TSE

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por