BYD aceita pedidos do grandalhão elétrico Tan EV, que ainda não tem preço

Marcelo Jabulas
@mjabulas
03/12/2021 às 07:34.
Atualizado em 08/12/2021 às 01:12
 (BYD/Divulação)

(BYD/Divulação)

O Brasil ainda está longe de ser uma referência em automóveis elétricos. Mas mesmo sem infraestrutura adequada e no meio de uma crise energética, fabricantes vêm apresentando novos produtos que abandonaram o motor a combustão.

A mais recente é a BYD, marca chinesa que se tornou referência em elétricos. Ela fez seu nome vendendo ônibus movidos a bateria ao redor do mundo. Agora quer fortalecer sua presença com carros de passeio numa gama que conta com opções de baixo custo e até alto luxo.

E para o mercado brasileiro ela aposta no alto da prateleira. A marca acaba de anunciar a chegada do Tan EV. Trata-se de um SUV elétrico que virá para concorrer com modelos como Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC. Segundo a marca até mesmo o compacto Volvo XC40 Recharge é um rival potencial, pois atua numa faixa de preço próxima.

No entanto, os valores ainda não foram definidos. Mesmo assim, o SUV já pode ser encomendado no site da marca. O Tan EV quer figurar numa posição de destaque, para quem busca um elétrico grande e recheado. Para isso, o modelo contará com dois motores que entregam 517 cv e 69,4 kgfm de torque combinados. Cada unidade é montada sobre um eixo, o que dá a ele tração integral.

Grandão e com desenho elegante, o jipão chinês é equipado com baterias de 86,4 kWh. A marca garante que ele pode rodar até 470 km com uma única carga. Além disso, ela afirma que 80% da autonomia pode ser recuperada em apenas meia hora, se conectado a um carregador ultra rápido, acima de 100 kW.

Interior do Tan EV

Por dentro o SUV é refinado, com uso farto de couro. Mas o destaque fica por conta do imenso multimídia flutuante de quase 16 polegadas. A tela agrega basicamente todos os comandos do carro. No console central, basicamente transmissão, partida e freio de estacionamento.

Ele ainda oferece ar-condicionado com sistema de purificação de ar, bancos com ajuste elétrico, carregador de celular por indução e assistentes de condução.

Nada que seus concorrentes europeus de maior “lastro na grade frontal” já não ofertem. Mas o grande trunfo está na opção de sete lugares. Ele é pioneiro em combinar motor elétrico e lotação extra.

Segundo a marca, as entregas do modelo terão início ainda no primeiro semestre.

Confira também!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por