Cafeteria lidera ideias de negócios em 2018

Daniele Franco
15/01/2019 às 21:25.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:03
 (RÚBIA LIRA/DIVULGAÇÃO)

(RÚBIA LIRA/DIVULGAÇÃO)

Cafeteria, restaurantes e confeitarias lideraram o ranking de ideias de negócios que mais despertaram interesse dos empreendedores no ano passado, segundo levantamento do Sebrae Minas. O estudo, feito a partir do acesso às cartilhas e manuais da entidade sobre informações de abertura de empresas em diferentes segmentos, mostra também que houve aumento de 20% no número de downloads, saltando de 20 mil em 2017 para 24 mil em 2018.

Na lista de negócios que mais despertaram o interesse dos empreendedores aparecem ainda as fábricas de pão de queijo, de alimentos prontos congelados, pet shop, lojas de roupas, supermercados/mercearia, construtora e fábrica de produtos de limpeza.

A paixão pelo ritual do consumo de café foi a grande inspiração da engenheira eletrônica Adriana Cardoso Melo para a abertura de sua própria cafeteria. A pernambucana que mora em Belo Horizonte há seis anos está entre os empreendedores que usaram o material do Sebrae para estudar antes de abrir o negócio, que foi o primeiro de sua vida. “Fiz o curso Empretec. Foi enriquecedor e me ajudou muito a realizar meu sonho, indico para todo mundo”, contou. 

A escolha de Adriana foi se tornar franqueada da rede Sterna Café. De acordo com ela, a opção foi a mais viável porque demoraria menos tempo do que começar um negócio próprio. A empresária, que se juntou à irmã para montar a cafeteria inaugurada em junho de 2018, investiu cerca de R$ 400 mil no empreendimento. “Estou satisfeita com a minha decisão, embora o ritmo esteja ainda lento, temos boas perspectivas e acreditamos no diferencial da experiência que proporcionamos na nossa loja, que, além de café de qualidade, tem uma das vistas mais privilegiadas da cidade”. O café fica no Complexo Empresarial Paisagem, no alto da avenida Raja Gabáglia, no Estoril.

Segundo o Sebrae Minas, cafeteria continuou sendo a atividade que os empreendedores buscaram mais informações, assim como em 2017. Além disso, cresceu o interesse pelos ramos de confeitaria e supermercado e mercearia. Outras atividades que não estavam entre as mais procuradas em 2017, mas que se destacaram em 2018, foram fábrica de pão de queijo, construtora e fábrica de produtos de limpeza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por