Neste fim de ano moradores de três cidades mineiras terão a oportunidade de renegociar as dívidas, recuperar o crédito e ter acesso à educação financeira para sair do vermelho, tudo de forma gratuita. Trata-se da campanha “Acertando suas Contas”, da Boa Vista SCPC, que acontece anualmente em todo o país. Nesta edição, mais de 60 municípios terão acesso ao serviço, sendo que em Minas ele vai estar disponível nas cidades de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Campos Gerais.

Para ter acesso à campanha, que acontece nos meses de novembro e dezembro, basta que o consumidor se dirija à entidade parceira em sua cidade munido do CPF e documento de identificação com foto. Desta forma, ele terá acesso a consulta de CPF, identificação de valores e demais dados. A ideia é orientar os consumidores a fazer a melhor renegociação e limpar o seu nome, aproveitando o 13º salário.

É o que os especialistas também recomendam. A advogada da área de Direito do Consumidor, Lilian Salgado, por exemplo, acredita que o fim do ano é uma boa época para quitar as pendências, o que deve ser prioridade em detrimento das compras de Natal.

“O importante é planejar. A pessoa que está com dívidas deve aproveitar o 13º para quitá-las e evitar um superendividamento, lembrando ainda que no começo do ano tem outros gastos extras como IPVA, outros impostos, matrícula escolar etc”, pontua.

Mas é possível sair do vermelho, deixar uma sobra para as contas do começo do ano e ainda comprar os presentes de Natal. “Elas (as compras) devem ser planejadas antes mesmo de sair de casa. A dica é se reunir com a família, fazer um orçamento doméstico e evitar as compras por impulso. Ao fazer as compras, lembre-se de pedir desconto para o vendedor no caso de pagamento a vista. E evite ao máximo financiar os valores dos presentes. Se a pessoa não tiver condições de fazer o pagamento da fatura do cartão de crédito no valor total, não compre no crédito, porque os juros são altíssimos, podem chegar a até 14% ao mês”, lembra a advogada.

Ela também informa que as pesquisas são boas aliadas nesta época. “Fazer cotação de preços na internet é essencial. E vamos optar por presentes mais simples, mais lúdicos, mais baratos mesmo,  para priorizar o pagamento das dívidas. Lembrando que presentes de Natal são bons, mas o mais importante é a paz da pessoa”, conclui.

 

Serviço - Campanha “Acertando as Contas”

Pouso Alegre: Acipa (35) 3449-8922

Praça Senador José Bento, 118 - Centro

 

Campos Gerais: Acic (35) 3853-1558

Rua Luís Marques Rabelo, 313 - Centro

 

Santa Rita do Sapucaí: Ace Vale da Eletrônica (35) 3471-1879

Alameda José Cleto Duarte, 10 - Centro