A 485 quilômetros de Belo Horizonte e a apenas 172 de São Paulo, Campos do Jordão é a mais conhecida estância de inverno da região Sudeste. Mas o verão também é uma ótima oportunidade para se conhecer um dos mais concorridos destinos turísticos do país. Dias de céu claro e clima ameno, somados à arquitetura charmosa, às aconchegantes pousadas e aos bons restaurantes, fazem de Campos um ótimo passeio para estas férias de janeiro.

Turisticamente, Campos do Jordão pode se resumir ao Capivari, o centrinho charmoso da cidade, onde estão os principais atrativos, os melhores restaurantes e pousadas. Alguns hotéis ficam mais afastados, em geral nas montanhas, aproveitando a bela vista da Serra da Mantiqueira.

Entre os atrativos, estão o passeio de trem entre Campos e a vizinha Santo Antonio do Pinhal (simpático, mas que não precisa ser feito mais de uma vez), a subida por teleférico ao Morro do Elefante, com uma bela vista para a região, e o Centrinho, propriamente dito, com destaque para a cervejaria Baden Baden e os charmosos restaurantes e bistrôs.

As compras também são um ponto forte do comércio de Campos do Jordão. No Capivari estão as lojas mais sofisticadas.

Santo Antônio do Pinhal
Santo Antônio do Pinhal é a opção para quem for de carro e quer se hospedar longe do burburinho de Campos.

A pequena cidade é uma das maiores produtoras de orquídeas do país. Também é um centro de produção de artesanato, com obras em madeira, cerâmica, tecido e papel machê.

Duas boas dicas de hospedagem em Santo Antônio do Pinhal. A Pousada Quatro Estações tem chalés com hidromassagem e teto solar retrátil, wi-fi e lareira. Reserva: (12) 3666-2260. Site: pousada4estacoesdepinhal.com.br.

Cercada por um bosque, a Villa Rhústica tem chalés confortáveis, com lareira. Reservas: (12) 3666-2603. Site: villarhustica.com.br.