Casamento entre Brasil e Mercosul é 'indissolúvel', reafirma ministro

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
14/07/2015 às 12:46.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:54

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, reafirmou nesta terça-feira (14) que o casamento do Brasil com o Mercosul é “indissolúvel”, mas que é importante discutir a relação. A declaração foi durante abertura do V Fórum Empresarial do Mercosul, que acontece entre esta terça e quarta-feira em Belo Horizonte.

No momento em que o país sofre com economia estagnada e em meio à crise financeira mundial, o ministro acredita no fortalecimento do bloco com as perspectivas das trocas de ofertas comerciais que devem ser iniciadas ainda neste ano com a União Europeia. Segundo Monteiro, está descartada a negociação de acordos comerciais fora do âmbito do Mercosul.

No momento, os dois lados elaboram uma lista de quais produtos poderão ter a tarifa zerada. O acordo de livre comércio entre Mercosul e UE também estará na pauta das discussões do encontro da cúpula de presidentes do bloco sul-americano, que ocorre em Brasília na próxima quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de julho.

Janaína OliveiraEsperado, o governador Fernando Pimentel não compareceu ao evento e foi representado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por