Chinaglia desembarca em BH para encontro com Pimentel

Patrícia Scofield - Hoje em Dia
25/01/2015 às 17:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:47

O candidato à Presidência da Câmara dos Deputados pelo PT, Arlindo Chinaglia (SP) será recebeido nesta segunda-feira (26), em Belo Horizonte, pelo governador Fernando Pimentel (PT), e seguirá para um almoço com bancada do partido em Minas, no Hotel Ouro Minas, na Região Nordeste da capital. A informação foi confirmada por deputados petistas.

Contando com o apoio de ministros do governo Dilma Rousseff (PT) para presidir a Câmara, Chinaglia desembarca em BH três dias depois da passagem de seu adversário Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que se reuniu com o PMDB e PHS e recebeu o título de cidadão honorário na Câmara Municipal. Em princípio, a visita do petista a Minas estava prevista para a última sexta-feira, mas foi adiada para não "dividir as atenções" da base aliada do governo de Minas, como noticiado pelo Hoje em Dia.

Não há registros de que Pimentel tenha recebido Cunha na semana passada. O PMDB critica a atuação do governo na eleição da Câmara e acusa o Planalto de oferecer cargos em troca de apoio a Chinaglia.

Além de Chinaglia e Cunha, o deputado federal Júlio Delgado (PSB) também concorre ao posto.

Neste domingo, em entrevista à Folha de S. Paulo, Chinaglia disse que assumiria o cargo com certa "independência" e criticou a relação da equipe ministerial com o Congresso Nacional.

"No mandato passado, durante um período eu fui líder do governo. Eu acho que houve erros da equipe ministerial na relação com o o Congresso. E não tem nada a ver com ela", disse.

O candidato pelo PT conta também com o apoio de 37 deputados do PSD, confirmado na última quinta-feira, além de dez do PCdoB, de 11 do PROS e de 69 do PT. Se forem confirmados os apoios do PRB, do PDT e da maioria do PR, serão mais 74 votos. Para ser eleito, o novo presidente da Casa deverá ter 257 votos dos 513 deputados federais. A eleição será no dia 1º de fevereiro, mesmo dia da posse dos parlamentares.

Lideranças do PT e do PMDB não foram localizados para comentar o assunto.

CRISE HÍDRICA

Antes do encontro com o deputado do PT de SP, Pimentel se reúne com prefeitos da Região Metropolitana de BH e com a presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, para tratar sobre a crise hídrica.

Ainda nesta semana, o governador terá uma audiência com a presidente Dilma e receberá equipe do Ministério da Integração Nacional para tratar do mesmo assunto. Em coletiva na última sexta-feira, Pimentel anunciou uma força-tarefa entre os secretários para enfrentar a falta d'água e a reativação de projetos que estavam paralisados, como a construção de pequenas barragens em bacias hidrográficas do interio do Estado.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por