IBM lista cinco tecnologias que vão melhorar o que comemos e ajudar o meio ambiente

Da Redação
12/02/2019 às 14:25.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:30
 (Reprodução/IBM)

(Reprodução/IBM)

Quem acompanha o noticiário de tecnologia já sabe, todo ano a gigante IBM traça previsões de novas possibilidades tecnológicas para o futuro. Elas são baseadas em análises realizadas pelos laboratórios globais da empresa, cujos pesquisadores trabalham o ano todo para divulgar cinco tecnologias com fortes chances de mudar a vida das pessoas nos próximos cinco anos.

A lista, chamada de 5 in 5, foi divulgada nessa segunda-feira (11). Confira a lista da IBM na íntegra:

1) Digital Twin
A duplicação digital na agricultura ajudará a alimentar uma população crescente utilizando menos recursos. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) conhecida como "digital twin" permite digitalizar todos os aspectos da agricultura, desde a qualidade do solo até o preço final do alimento.

2) Alerta de spoiler
Blockchain, a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e IA unirão forças para evitar o desperdício de alimentos. Isso porque cada participante da cadeia de suprimento saberá exatamente quando plantar, encomendar e entregar seu produto, reduzindo o desperdício e Tornando os alimentos mais frescos.

3) O mapeamento do microbioma nos protegerá de bactérias ruins
Seremos capazes de utilizar informações referentes a milhões de micróbios para proteger o que comemos graças a uma nova técnica que nos permitirá analisar de forma eficaz a constituição genética dos micróbios, trazendo informações valiosas sobre segurança do que consumimos.

4) Detetives do prato
Com o uso de um celular qualquer pessoa poderá detectar agentes contaminantes perigosos nos alimentos. Para isso, poderosos sensores portáteis de IA estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da IBM e permitirão que testes de patógenos sejam realizados em segundos, em vez de dias.

5) Reciclagem radical
O processo de descarte do lixo e a criação de novos plásticos será completamente transformado. Todo plástico será reciclável graças a inovações como o VolCat, um processo químico catalítico capaz de sintetizar o poliéster em uma substância que pode ser reutilizada na fabricação de novos produtos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por