O aplicativo de transportes Uber, em Belo Horizonte desde 2014, anunciou nesta quarta-feira (7) a chegada do Uber Juntos, uma nova modalidade de corridas para os usuários. Com ela, o passageiro vai compartilhar a viagem e, consequentemente, pagar menos por ela.

De acordo com a empresa, o Uber Juntos já deve começar a ser disponibilizado aos usuários a partir desta quarta, mas nem todas as regiões de Belo Horizonte serão atendidas pelo serviço nesse primeiro momento. Os horários de funcionamento também serão limitados, com carros disponíveis apenas entre 6h e 23h, mas a promessa é de ampliar o serviço.

O Uber Juntos já funciona no Rio de Janeiro e em São Paulo e será, agora, lançado na capital mineira, em Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.

Como funciona

O principal atrativo da novidade é a economia que usuário vai fazer, com tarifas até 40% mais baixas do que as praticadas na categoria UberX, segundo Rudy Wang, gerente geral da Uber em Minas Gerais. 

Para pedir um carro nessa modalidade, o usuário vai seguir os primeiros passos que já conhece: entrar no app e inserir o destino. A partir de agora, a opção do Juntos vai aparecer na tela do passageiro e, ao escolhê-la, o sistema calcula automaticamente outras solicitações de viagens feitas naquele instante na mesma região, por isso é necessário aguardar até dois minutos antes da viagem começar. Em seguida, o app indica um ponto de embarque para cada usuário caminhar e encontrar o veículo.

O aplicativo oferece sugestões de rotas a pé até o ponto e também a informação de quanto tempo levará para chegar ao destino. Ao final do percurso de carro, o app também fornece opções de rotas de caminhada para chegar ao destino. 

Ao associar a viagem compartilhada com a caminhada, a nova modalidade permite à empresa Uber fazer combinações mais inteligentes de viagens e criar rotas com menos desvios, um modo mais dinâmico de se deslocar pela cidade.

Confira os cinco passos para pedir seu motorista pela nova modalidade:

- Escolha a opção Uber Juntos

- Confirme o número de lugares necessários no carro (1 ou 2)

- Aguarde até 2 minutos para receber os dados do motorista e veículo, o ponto de encontro e o horário de embarque

- Caminhe até o local de embarque e encontre o motorista parceiro

- Após o percurso de carro, caminhe até o destino desejado