Ter mais flexibilidade de horários, poder conciliar vida pessoal e profissional e trabalhar com o que se gosta em qualquer lugar é o sonho de qualquer um. Porém, atingir estabilidade profissional e independência financeira, principalmente no início dessa trajetória, não é tarefa fácil. 

Encontrar área de atuação e se especializar

Observar em quais áreas ou categorias de trabalho se encaixa melhor é a primeira etapa para iniciar na carreira freelancer. Assim que tiver essa questão resolvida, acompanhar as principais tendências desse mercado e realizar cursos de especialização em sua área são atividades essenciais.

Diferenciar-se de concorrentes

Uma boa forma de conseguir se diferenciar de concorrentes é ao realizar sua proposta de trabalho. Dessa forma, é indicado detectar habilidades e pontos fortes, utilizando-os como ponto de partida para convencer possíveis clientes de que é a melhor opção para o projeto que irá desenvolver. “A proposta é a chance do freelancer mostrar suas capacidades e poder começar a construir sua carteira de clientes. Uma boa proposta, seguida de um projeto realizado com êxito, de acordo com o que foi prometido, pode levar à uma fidelização desse cliente”, explica Tomas O’Farrell, CEO da Workana.

Aprender a estipular um preço justo para o trabalho realizado

Um dos maiores desafios dos freelancers iniciantes é determinar quanto cobrar do cliente. “Estipular um preço muito baixo pode menosprezar seu trabalho e esforço, mas um preço muito alto também pode não se ajustar ao que você oferece”, explica O’Farrell. 

Dessa forma, o indicado é determinar um preço razoável, que seja justo tanto para o freelancer quanto para o cliente. No início, é comum ser um pouco mais flexível com preços e projetos, para adquirir experiência e também qualificação no segmento.

Estabeleça um horário de trabalho

A flexibilidade proporcionada pelo trabalho freelance é ótima, porém é fundamental determinar um período de trabalho, principalmente se for seguir nessa modalidade a longo prazo. “Escolha quais são os melhores horários para você trabalhar e quais são os períodos do dia que você está mais criativo ou com rendimento maior e estabeleça seu horário de trabalho, que pode ser ajustado com o tempo”, explica o profissional.

As dicas são da plataforma de trabalho freelance "Workana".