Até 28 de outubro, estão reunidos no Circuito Gastronômico da Pampulha 2018, 17 restaurantes da região de Belo Horizonte que dá nome ao evento. A 9ª edição do festival tem programação extensa, inspirada no Grande Sertão Veredas, reconhecidamente um dos mais importantes clássicos da literatura em língua portuguesa. 

Cada um dos chefs convidados apresentará dois pratos inéditos, baseados na epopeia de Guimarães Rosa e no cenário do Cerrado Mineiro, onde se passa o enredo. O consumidor de posse do voucher - distribuído no site do Circuito e nos estabelecimentos participantes - ao comprar uma das opções, ganha a do acompanhante.

Os restaurantes selecionados são Amadís Bar e Restaurante, Anella Ristorante, Casa do Chef, Degraus - Espaço Jaraguá, Degraus - Espaço Gastroculinário, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pampulha, Paladino, Planeta Lúpulo, Quintal Pampulha, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Taberna Livorno, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri.

Expedição
Em julho deste ano, os mestres de cozinha participaram de uma “expedição gastronômica” à mesorregião de Minas Gerais, em busca de segredos e sabores. <CW-13>Entre as criações resultantes desta viagem inédita para o Circuito Gastronômico, há receitas com especiarias como pimenta de macaco, castanha de baru, buriti, urucum, carne de sol e paçoca, além de diversos outros ingredientes regionais. 

Durante três dias, foram percorridos mais de 600 km pelas cidades do “sertão-mundo” que Guimarães recriou. Os resultados da viagem também são exibidos em uma exposição de fotos e vídeos, designada “A Gastronomia no Cerrado Mineiro”. A mostra circula por BH até dia 24 de setembro, depois segue para Confins (de 26 a 8 de outubro), Vespasiano (10 de outubro a 21 de novembro), cidades que recebem o Circuito.

Atrações
As cozinhas show, um acerto de edições anteriores, continua em 2018. A primeira ação aconteceu na segunda-feira (10), no Mercado Central; e as próximas sucederão nos sábado (22) e domingo (23), no Mineirão e no Iate Tênis Clube respectivamente. Inscrições pelo site são requisito para a participação.

Além disso, uma oficina “A Gastronomia em Minas” será ministrada pelo chef Edson Puiati, especialmente para cozinheiros e leigos interessados em aprender. Ela ocorrerá na mesma data do lançamento da exposição fotográfica nas cidades da RMBH.

Durante as oficinas, a gastronomia mineira será apresentada como patrimônio imaterial. Entre os tópicos em debates, estarão modos de fazer e viver a culinária, a história da comida de Minas e a utilização de tempero, hortaliças e demais produtos locais.

SERVIÇO

Circuito Gastronômico da Pampulha 2018
Data: 10 de setembro a 28 de outubro
Locais: Restaurantes parceiros
Site: www.circuitogastropampulha.com.br/