Comércio de rua de Belo Horizonte prevê Dia das Mães magro

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
22/04/2015 às 07:43.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:43
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães deste ano deve ser como o corpo desejado pela maioria das mulheres, com filhos ou não: bem magrinho. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) prevê um crescimento nas vendas de apenas 0,21% em relação ao mesmo período do ano passado, o pior resultado em 10 anos. Saem de cena presentes mais caros, como eletrodomésticos e eletrônicos, e ganham a preferência do consumidor roupas, calçados e cosméticos.

“Com a pressão da inflação e juros mais altos, o que corrói a renda do trabalhador e gera insegurança para gastar, neste ano deve aumentar a procura por produtos de menor valor”, avalia o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.

Não que falte apelo emocional para o filho colocar a mão no bolso. Para Falci, a diminuição do tíquete médio é uma necessidade em tempos de escalada nas tarifas públicas e aumento do desemprego. A entidade deve fazer, no próximo mês, ajuste para baixo na previsão de crescimento do varejo para o ano de 2015, hoje em 1%. “Vamos esperar o final de maio para rever os cálculos”, diz.

Em uma realidade distante do comércio de rua, os shoppings estão bem mais otimistas com o Dia das Mães. Os centros de compras da Multiplan na cidade – BH Shopping, Diamond e o Pátio Savassi _ afirmam que a expectativa é de um fluxo de pessoas 2% maior do que a data em 2014 e incremento de até 9% nas vendas.

Segundo o gerente de Marketing do BH Shopping, Renato Tavares, o mall investiu R$ 900 mil na ação do Dia das Mães. A cada R$ 500 em compras, o cliente ganha uma peça de cerâmica do Inhotim, com um adesivo em ouro 18 quilates. E ainda concorre a um Audi A3 Attraction branco.

No Diamond, o investimento na campanha foi de R$ 400 mil. O consumidor que gastar a partir de R$ 450 recebe um kit da L’occitane. Os participantes concorrem a um HR-V, o novo SUV da Honda, ano 2015/modelo 2016, cinco portas, flex, na cor prata. Já no Pátio, a cada R$ 500 o cliente ganha um lenço e um cupom para concorrer a 100 relógios da Manoel Bernardes.

Do grupo BR Malls, o Del Rey não divulga expectativa. Mas vai brindar as mães com sorteio de eletroele-trônicos e aulas de culinária. Cada R$ 350 gastos dá direito a um cupom. No Estação BH, as iscas para o freguês são smartphones, iPads, adegas, frigobares e uma viagem para Porto de Galinhas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por