Comércio eletrônico espera vender R$ 2,5 bi durante a Black Friday

Da Redação
31/10/2017 às 20:38.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:29
 (WESLEY RODRIGUES/Arquivo HOJE EM DIA)

(WESLEY RODRIGUES/Arquivo HOJE EM DIA)

A Black Friday deste ano, que acontece no próximo dia 24, promete recorde de vendas, movimentando R$ 2,5 bilhões. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima crescimento de 18% na comercialização de produtos neste ano, ante 2016.

“O e-commerce brasileiro registra um ritmo muito bom de crescimento, o que deve se refletir na data. O período demanda promoções e condições especiais, tornando-se atrativo para os consumidores”, diz o presidente da ABComm, Maurício Salvador.

A previsão, que leva em conta as compras realizadas entre 20 e 24 de novembro, é a de que sejam efetivados mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 246.

Segundo ele, o otimismo é embasado no número de promoções oferecidas, em conjunto com o recebimento da primeira parcela do 13º, já que muitos trabalhadores recebem o benefício antes de 30 de novembro.

No país, os produtos mais procurados, segundo a ABComm, são das categorias informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios e casa e decoração. Já em Minas, de acordo com pesquisa do Zoom, site e app comparador de preços, a tendência se repete, com algumas modificações.

O levantamento revela que os produtos que o mineiro mais procura são celulares e smartphones. Depois aparecem televisor, tênis, notebook, geladeira, fogão, ar-condicionado, boneca, lavadora de roupas e triciclo, velotrol e mini-veículo elétrico.

Para o diretor executivo do Zoom e especialista em comércio eletrônico Thiago Flores, os celulares são os produtos mais visados por terem alta rotatividade e frete mais barato do que outros, como geladeiras por exemplo.
Adesão

Levantamento da Serasa Experian aponta que três em cada 10 brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday. Do total, 90% acreditam que conseguirão bons descontos. A pesquisa ouviu 4.300 pessoas no país, entre 17 e 24 de outubro.

O estudo revela ainda que 79% costumam pesquisar o histórico de preço antes de fechar a compra. A maior parte (41%) pretende gastar acima R$ 1 mil nas compras, enquanto 28% aponta gasto entre R$ 201 e R$ 999. Os consumidores que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200 totalizam 11%. Já 12% vão optar por valores entre R$ 51 R$ 100. Só 5% afirmam ter intenção de gastar até R$ 50.

Mudança em 2018?

Há uma discussão no Brasil para que a data da Black Friday seja antecipada, mas uma pesquisa do Zoom dá conta de que a maioria prefere que a ação de vendas seja mantida em novembro. Entre as sete mil pessoas que responderam ao questionário, 57% aprovam que o evento aconteça neste mês. Dos 43% que gostariam da mudança, 46% acham que outubro ou dezembro são os meses mais indicados.

“Os brasileiros cada vez mais reconhecem a Black Friday como oportunidade de achar ofertas relevantes para comprar o que desejam. As pessoas aproveitam melhor o evento por ele acontecer em um período em que elas têm o orçamento complementado pelo 13º. Além disso, a proximidade com o Natal permite que os consumidores economizem, adiantando as compras para a data”, diz Thiago Flores.

Itens mais procurados pelos mineiros na internet
1º Celular e Smartphone
2º TV
3º Tênis
4º Notebook
5º Geladeira
6º Fogão
7º Ar Condicionado
8º Bonecas
9º Lavadora de Roupas
10º Triciclo, velotrol e mini veículo elétrico

Fonte: Zoom

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