Com Lula no governo, Dilma confirma Mauro Lopes na Aviação Civil

16/03/2016 às 15:01.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:49
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

O retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo federal, agora como ministro da Casa Civil, já começou a dar resultado. Dentre as principais missões que Lula assumiu na pasta está a reaproximação com parlamentares do PMDB, e o primeiro ato foi a confirmação do deputado federal Mauro Lopes, peemedebista mineiro, como o novo ministro de Estado Chefe Secretaria de Aviação Civil.

O comunidado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República foi feito junto com a mensagem que anunciou Lula no novo posto, no lugar de Jaques Wagner, que passará a ocupar a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Mauro Lopes assumirá o cargo em meio a intenso tiroteio interno do PMDB, que tem como objetivo atingir a presidente Dilma Rousseff (PT). Ao confirmar o cargo, Lopes aceitou correr o risco de ser desfiliado do partido. Isso porque, no último sábado, em convenção nacional, o PMDB definiu que seus filiados não aceitariam ocupar cargos na administração federal nos próximos 30 dias, enquanto não houvesse decisão em relação à participação da legenda no governo.

O vice-presidente Michel Temer, que foi reeleito presidente nacional do PMDB, no sábado, ameaçou desfiliar Lopes se ele aceitasse o convite de Dilma/Lula. A reportagem do Hoje em Dia ligou várias vezes para o deputado, mas os telefonemas caem direto na caixa postal. No entanto, pela manhã, ao ser questioando se aceitaria o convite, Lopes disse que "estava apagando incêndio", e que não poderia dar detalhes.

No dia 11 de janeiro o Hoje em Dia antecipou que o deputado havia sido sondado pelo Planalto para assumir o posto, que já foi ocupado por Moreira Franco, um dos principais aliados de Michel Temer.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por