Comentário de vereador sobre estupro motiva protesto em Viçosa

Hoje em Dia
22/09/2015 às 15:55.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:49
 (Youtube/Reprodução)

(Youtube/Reprodução)

Uma frase proferida pelo vereador Helder Evangelista (PHS) causou revolta por parte da população de Viçosa, na região da Zona da Mata. Durante reunião extraordinária da Câmara, no último dia 15, o parlamentar disse que uma mulher "queria realmente ser estuprada".

A Casa debatia as denuncias de violência sexual ocorridas durante uma festa no município, no último dia 7 de setembro, quando Evangelista declarou que "tem uns videos e fotos rolando sobre a festa Nicoloco que são uma coisa horrosa.... O vídeo que eu vi a cidadã não estava se importanto, não. Ela realmente queria ser estuprada".

Por causa da declaração, o coletivo Vacas Profanas prometeu ocupar a Câmara na noite desta terça-feira (22) em protesto contra o parlamentar. "Como um Vereador, representante do povo, tem um discurso que valida a violencia sofrida por milhares de mulheres brasileiras?! Seguimos em luta contra a cultura do estupro!", postou o grupo em uma página no Facebook.

 

Retração

O vereador Helder Evangelista lamentou o fato e se desculpou pela fala. Por meio da assessoria de imprensa da Câmara, o político disse que defende  investigação com relação a qualquer ato de violência contra a mulher. "Ele reconhece que foi uma fala precipitada, mas ressaltou que não teve a intenção de ofender nenhum movimento, gênero ou a quem quer se seja".

Conforme a Câmara de Viçosa, durante a manifestação prevista para está noite, o vereador deve se retratar publicamente pelo impacto causado pela fala da semana passada.

Assista ao vídeo com a declaração do vereador.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por