Comissão da Verdade em Minas lança amanhã relatório final

Da Redação
porta@hojeemdia.com.br
12/12/2017 às 09:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:11
 (Reprodução/Comissão da Verdade de Minas Gerais)

(Reprodução/Comissão da Verdade de Minas Gerais)

A Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) lança amanhã, dia 13 de dezembro, o relatório final da pesquisa realizada pela instituição nos últimos anos. O lançamento ocorrerá por meio de uma audiência a ser realizada às 9h30, na Assembleia Legislativa, aberta ao público, e de uma solenidade às 16h30, no Palácio da Liberdade.

A Covemg foi criada pelo governo estadual em 2013, ainda na gestão de Antonio Anastasia (PSDB) e teve seus trabalhos ampliados pelo atual governador Fernando Pimentel (PT). A proposta inicial era acompanhar e aprofundar os trabalhos realizados pela Comissão Nacional da Verdade, de iniciativa do governo federal, e finalizada em 2014.

A Comissão buscou, ainda, promover, com base nos informes obtidos e verificações efetivadas, a reconstrução da história dos casos de violação de direitos humanos ocorridos em Minas no período entre 1961 e 1988, tendo como foco a ditadura militar instaurada no país em 1964. Para isso, foi realizado intenso trabalho de pesquisa em arquivos, audiências públicas e entrevistas com perseguidos.

Outros Estados, como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e municípios, como a capital paulista, também têm criado comissões nos últimos anos.

O relatório final estará disponível, a partir de amanhã, no site da Comissão: www.comissaodaverdade.mg.gov.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por