Condenações da Operação Mascate serão revisadas em 2020

Agência Brasil
26/11/2019 às 09:43.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:49
Ex-governador foi levado para quartel do Corpo de Bombeiros (Agência Brasil)

Ex-governador foi levado para quartel do Corpo de Bombeiros (Agência Brasil)

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Abel Gomes, enviou nesta segunda-feira, (25) à revisão dois processos de apelação de condenados da Operação Mascate, que é um desdobramento da Lava Jato. A ação apura crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa chefiada pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Uma das apelações é de Cabral e do economista Carlos Miranda. O ex-agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho pediu a revisão da condenação nos dois processos que serão analisados.

O Ministério Público Federal também recorreu da sentença de primeiro grau. As informações dos processos indicam a prática de lavagem de dinheiro com repasses de valores para empresas e aquisições de imóveis e veículos de luxo. Ary Ferreira da Costa Filho e Carlos Miranda foram condenados como operadores financeiros do esquema criminoso.

De acordo com o TRF2, a perspectiva é de que o julgamento das apelações na Primeira Turma Especializada do Tribunal ocorra no começo de 2020. O revisor será o desembargador federal Paulo Espírito Santo.

A Operação Mascate é um desdobramento da Operação Calicute que apurou crimes de lavagem de dinheiro e fraudes em licitações. As práticas envolveram obras de urbanização no Programa de Aceleração do Crescimento em Favelas (PAC Favelas), em Manguinhos, zona norte do Rio, além da construção do Arco Metropolitano, na Baixada Fluminense, e da reforma do estádio do Maracanã para a Copa de 2014.


Leia mais:
Garotinho e Rosinha são presos novamente no RioCabral é condenado a mais 33 anos de prisão por crimes da 'Lava Jato'Cabral será transferido para prisão em Niterói onde está Pezão

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por