Confira seis dicas para entrar 2019 sem ressaca nas finanças pessoais

Da Redação
17/12/2018 às 11:37.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:36
Em dezembro, índice registrou alta de 0,31% (Pixabay/Uso livre)

Em dezembro, índice registrou alta de 0,31% (Pixabay/Uso livre)

A segunda parcela do 13º salário deve cair para boa parte dos trabalhadores brasileiros até quinta-feira (20), mas isso não quer dizer que vai dar para gastar todo o benefício com presentes de Natal e desejos de consumo. É sempre importante lembrar dos tradicionais custos extras de janeiro, como IPTU, IPVA e matrícula escolar. Para quem vai viajar, o controle financeiro deve ser ainda maior, pois tudo tende a ser mais caro na alta temporada.

Para não entrar em 2019 já cheio de dívidas, é importante pisar no freio dos gastos e planejar bem a vida financeira. Confira seis dicas preciosas para não começar o ano novo com “ressaca” na conta bancária:

1) Atenção total à fatura do cartão de crédito. Ao longo do mês de dezembro, confira on-line como está a fatura de cartão de crédito para evitar surpresas em janeiro.

2) Procure levantar quanto você gastou em janeiro do ano passado, incluindo as contas de início de ano (IPTU, IPVA, matrícula de escola, viagens, entre outros). Com base no total gasto, faça uma previsão de quanto precisa economizar para evitar o sufoco do início de ano.

3) Se você é assalariado e vai sair de férias, vai receber o salário adiantado. Reserve esse dinheiro, pois na volta não receberá o salário mensal, uma vez que as férias são pagas antes.

4) Se for viajar, estime quanto gastou da última vez para não ter surpresas.

5) Liste todos os presentes de Natal que você ainda precisa comprar; estime valores e tenha uma ideia de quanto vai ter de desembolsar. Caso seja necessário, reduza a quantidade e valor dos presentes.

6) Que tal um Natal diferente com os familiares mais próximos? Uma dica é combinar que os presentes sejam produzidos por cada um. Um pode dar um cartão; outro pode dar um bolo que fez etc. Pode ser um ótimo momento para resgatar os valores do Natal e gastar menos. É possível encontrar os amigos, celebrar com a família, comprar presentes e desfrutar da alegria de final de ano, mas com a consciência de que os recursos devem ser gastos com inteligência financeira.

Fonte: Guilherme de Almeida Prado, fundador do portal Konkero, que reúne mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos financeiros

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por