Corpo de dom Paulo Evaristo Arns é sepultado na cripta da Catedral da Sé

Estadão Conteúdo
16/12/2016 às 18:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:07

O corpo de d. Paulo Evaristo Arns foi sepultado às 17h10 desta sexta-feira, 16, na cripta da Catedral da Sé, no centro da cidade de São Paulo, sob lágrimas e aplausos de cerca de 3 mil pessoas que lotavam a igreja. A urna foi depositada no túmulo apenas com o nome do cardeal, a data de nascimento e de morte e o lema "Ex spe in spem", que significa "De esperança em esperança".

O corpo do cardeal foi levado para a cripta às 16h58, depois da última missa, conduzida pelo arcebispo d. Odilo Scherer. No altar da catedral, uma bandeira de Forquilinha lembrava o local de nascimento do cardeal, em Santa Catarina.

O sepultamento foi apresentado aos fiéis que na catedral por meio de um telão. Cinco padres, incluindo Julio Lancellotti, e um diácono carregaram a urna para a cripta, onde já estava a família do cardeal, em oração, e um coral desde as 16h35.

Antes do sepultamento, d. Odilo leu o testamento do cardeal, em que ele destinava seus pertences pessoais à Casa São Paulo, de acolhimento aos padres idosos, e deu a bênção final a d. Paulo. Cardeais e bispos também acompanharam o momento em que a urna foi depositada no túmulo. Depois, a cripta foi aberta para a entrada dos fiéis que faziam fila no final da tarde desta sexta para se despedir pela última vez de d. Paulo.

Leia mais:
Fiéis fazem fila na Catedral da Sé para homenagear dom Paulo Evaristo Arns
Papa destaca 'permanente atenção pelos mais desfavorecidos' por d. Paulo
Morre Dom Paulo Evaristo Arns, ícone progressista da igreja no Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por