CSN simula alerta com sirene em área próxima a barragem

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/11/2017 às 11:42.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:53
 (Sandoval Souza/Unaccon/Aclac/Divulgação)

(Sandoval Souza/Unaccon/Aclac/Divulgação)

Uma simulação de situação de emergência com o uso de sirene, para alertar moradores no caso de rompimento da Barragem Casa de Pedra, que fica em Congonhas, na região Central de Minas, foi realizada neste domingo (26). Participaram representantes da CSN Mineração e da Defesa Civil da cidade. 

O teste, que foi realizado nos bairros Cristo Rei e Residencial, foi realizado para testar os aparelhos e verificar o tempo de resposta da população, utilizando as sinalizações de rotas de fuga. Por isso, além da sirene, cerca de 400 placas foram instaladas na região. Essa é uma das medidas do plano de segurança que vem sendo elaborado pela empresa, após determinação do Ministério Público (MP). 

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, os moradores reagiram bem à simulação, e o tempo de resposta foi em torno de sete minutos. No entanto, uma das sugestões feitas pela população foi a de aumentar o volume da sirene, para que todos possam ouví-la com clareza. Na próxima terça-feira (28), as equipes envolvidas vão se reunir para definir ajustes e novas etapas de testes.

A CSN Mineração garantiu que todas as ações estão dentro do prazo previsto. 

Risco

Em outubro, o Ministério do Trabalho determinou a paralisação das operações na barragem e da execução de obras de drenagem e de reforço, em razão da constatação de grave e iminente risco, descrito em relatório técnico. À época, a empresa negou os problemas. 

Prevenção

Também faz parte do plano de emergência o cadastramento de moradores da região, já que a Barragem Casa de Pedra fica localizada a cerca de 300 metros de bairros residenciais da cidade. Para controle, foram levantadas informações como número de pessoas que moram em cada casa, a idade e situação de saúde dos moradores, e o cadastro de animais domésticos. Além disso, os moradores contemplados no processo começaram a ser treinados sobre noções básicas de abandono de área.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por