Uma fonte próxima a David Bowie nos últimos meses de sua vida, o diretor de teatro Ivo van Hove, disse a uma rádio holandesa que o músico morreu por um câncer no fígado.

"Nós começamos a colaborar na nossa montagem de Lazarus (a peça) e em um momento ele me puxou para um lado e disse que ele não estaria sempre disponível por conta de sua doença. Ele me disse que tinha câncer, câncer no fígado", disse o diretor belga para a rádio NPO Radio 4.

Veja uma galeria com fotos clássicas de David Bowie:

"Bowie ainda estava escrevendo no seu leito de morte, podemos dizer. Eu vi um homem lutando. Ele lutou como um leão e continuou trabalhando como um leão através de tudo. Eu tenho um respeito incrível por isso", comentou. "O elenco da peça não sabia e eu acredito que nem os músicos que trabalharam com ele em Blackstar.

Ele fez um esforço enorme para completar esses dois projetos a tempo, para não deixar sua doença vencer", acrescentou Van Hove, de acordo com o The Independent.

Van Hove esteve com Bowie na première de Lazarus em dezembro, a última aparição pública do artista inglês.

Despedida

David Bowie lançou na última sexta-feira (8), dia do seu 69° aniversário, o álbum Blackstar, o 25º da carreira, onde se apresentou como um roqueiro que busca surpreender, ao enveredar por alguma experimentação de jazz.

Provocador, enigmático e inovador, construiu uma das carreiras mais veneradas e imitadas da indústria do espetáculo, que o colocou no pedestal das lendas da música.

No clipe de "Lazarus", mais uma vez o artista aparece de olhos vendados e com botões no lugar dos olhos, dando vida novamente ao profeta cego apresentado no filmete da faixa-título.

O vídeo foi dirigido por Johan Renck, o mesmo que já havia assinado o comando do vídeo de dez minutos referentes à música "Blackstar", que havia sido disponibilizado no final de 2015.

Trata-se de uma música intensa, de forte influência do jazz contemporâneo, com uma letra marcante, sobre um homem com cicatrizes escondidas e uma história dramática que não pode ser roubada. "Lazarus" é também o nome de um musical escrito pelo próprio Bowie e atualmente em cartaz no Estados Unidos. A trama é inspirada no filme "The man who fell to Earth" (1976).

Confira último clipe de David Bowie: