Descobertas novas reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha com potencial de exploração

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
30/03/2017 às 09:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:56

Um estudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado nesta quinta-feira (30), identificou novas reservas de lítio do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com alto potencial de exploração econômica. A pesquisa mapeou todas as reservas do metal no país: foram localizados 45 depósitos de lítio, a maior parte em território mineiro.

Os pesquisadores também analisaram locais já conhecidos e mineralizados e verificaram que há potencial para ampliar a atividade econîmica também nessas regiões. O estudo teve início em 2012 e mapeou uma área total de 17.750 km², que corresponde a 100% das reservas de lítio brasileiras.

Conforme o CPRM, a descoberta de novos depósitos no nordeste de Minas Gerais é importante porque a demanda pelo elemento químico para a produção de itens de alta tecnologia tem aumentado, mesmo com a crise econômica global. 

O lítio é utilizado na composição de baterias para automóveis, celulares, graxas, cerâmica, vidro e até para a produção de medicamentos para depressão. As principais aplicações são nas indústrias química, metalúrgica, eletrônica e nuclear. 

Mais informações sobre a pesquisa e sobre o potencial econômico das reservas serão divulgadas ao longo do dia pelo CPRM, em Belo Horizonte. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por