Dissidente Ai Weiwei não acredita em manifestações espontâneas na China

AFP
20/09/2012 às 11:34.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:26

PEQUIM - As manifestações antinipônicas na China foram estimuladas pelas autoridades, afirmou nesta quinta-feira (20) o artista dissidente Ai Weiwei, que filmou os manifestantes que atacaram o carro do embaixador americano.

O artista, famoso em todo o mundo, estava na terça-feira no apartamento de um amigo, próximo da embaixada dos Estados Unidos, ao lado da representação do Japão, quando viu os manifestantes e começou a filmar a cena.

Ai Weiwei disse que ficou surpreso ao ver que quase 50 manifestantes abandonaram subitamente o protesto diante da embaixada nipônica para bloquear o automóvel do embaixador americano, Gary Locke.

Os ativistas jogaram objetos contra o carro e atingiram a bandeira no veículo. Os policiais atuaram para proteger o automóvel, que acelerou e entrou na embaixada.

O embaixador afirmou que tudo terminou em poucos minutos e que não sentiu perigo. No vídeo de Ai Weiwei, o incidente dura dois minutos.

"Eu fiquei surpreso porque todos poderiam constatar que toda a manifestação foi preparada pelas autoridades", afirmou por telefone Ai Weiwei, que passou 81 dias detidos no ano passado por ter manifestado o desejo de uma nova "primavera chinesa" depois da "primavera árabe".

Manifestações foram registradas na China para protestar contra a decisão japonesa de nacionalizar as ilhas Senkaku, reivindicadas com o nome de Diaoyu pela China, no Mar da China Oriental.

O ministério das Relações Exteriores da China prometeu investigar o incidente e o Departamento de Estado americano manifestou preocupação às autoridades de Pequim.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por