Dois cursos universitários de MG estão entre os 38 reprovados pelo MEC

*Do Portal HD
08/01/2013 às 12:53.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:24
 (Divulgação)

(Divulgação)

SÃO PAULO - O MEC divulgou nesta terça-feira (8) uma nova lista de cursos superiores que tiveram nota insatisfatória no CPC (Conceito Preliminar de Curso) em 2011. Ao todo, 38 cursos de 20 instituições de ensino estão entre as mal avaliadas.

A lista de cursos com avaliação insatisfatória pode ser acessada pelo http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=7&data=08/01/2013

De Minas Gerais, constam na relação os cursos de Ciências Biológicas e Ciências Sociais da PUC.

De acordo com o ministério, a lista publicada no "Diário Oficial das União" complementa uma outra que havia sido divulgada em dezembro do ano passado. Esses cursos não estavam na primeira listagem porque ainda passavam por processo de análise, que foi concluído agora.

Em uma escala até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios. No caso dos cursos listados, essa é a primeira vez que eles apresentaram nota ruim e, com isso, deverão assinar um protocolo de compromisso com o MEC, indicando as melhorias adotadas, e não poderão aumentar o número de vagas ofertadas.

Indicador

O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.

No ano passado, o MEC já havia divulgado que 207 cursos que tiveram avaliação ruim em 2011 já tinham tido o mesmo tipo de avaliação no ano de 2008. Com isso, as instituições de ensino também tiveram o vestibular para 2013 suspenso.

Medidas

As universidades que tiverão cursos com avaliação ruim ficarão impedidas de criar novas vagas esses cursos e não poderão oferecer o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O MEC irá, ainda, obrigar as instiuições a assinarem um compromisso de melhora dos cursos.

O projeto de reestruturação e melhora dos cursos será acompanhado e avaliado periódicamente pelo MEC. Não havendo melhora, os cursos podem ser fechados.

*Com agências

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por