Duas pessoas foram conduzidas pela polícia em Minas neste domingo de eleições

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
30/10/2016 às 17:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:27
 (Marcello Casal Jr/ABr)

(Marcello Casal Jr/ABr)

O domingo de eleições em Minas Gerais transcorreu de maneira tranquila, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Foram registradas duas ocorrências policiais nas quatro cidades que realizam segundo turno neste dia 30 de outubro. A expectativa do TRE-MG é que a eleição no estado seja concluída entre 20h e 20h30. 

Em Belo Horizonte um jovem foi conduzido pela Polícia Militar por desacatar mesários durante a votação. Segundo informações da PM, ele teria discutido por não estar com a documentação adequada na sessão eleitoral. Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação com foto válido no território nacional. 

Já em Montes Claros, no Norte de Minas, um eleitor com carro plotado com adesivos de um candidato ao pleito também foi conduzido pela Polícia Militar. A Justiça Eleitoral não proíbe o uso de carros com adesivos eleitorais no dia da votação. Neste caso, o automóvel foi removido e encaminhado para o Dentral porque ficou por horas estacionado no local. Veículos plotados no dia da eleição devem ficar a uma distância mínima de 200 m dos locais de votação.

Nas cidades de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, que também definem seus prefeitos em segundo turno neste domingo, não foi registrada nenhuma ocorrência.

Urnas

Em Minas Gerais, conforme balanço do TRE-MG, 76 urnas tiveram que ser substituídas. Desse total, Belo Horizonte teve 53 equipamentos trocados por outros, Montes Claros (4), Juiz de Fora (14) e Contagem (5). 

No posto de justificativa no Aeroporto de Confins, foram feitos 636 atendimentos e recebidas 781 justificativas. Na Rodoviária de Belo Horizonte, foram feitos 785 atendimentos e recebidas 452 justificativas. No Disque-Eleitor, foram feitos 2568 atendimentos até as 18h.​

No Brasil

Segundo balanço do Tribunal Superior Eleitoral, até o fechamento desta reportagem, foram registradas 309 ocorrências em todo o país, sendo que 88 pessoas foram conduzidas pela polícia. De todas as ocorrências, a mais incidente foi a boca de urna, cometida por 167 pessoas.

Ao todo no país, 814 urnas foram substituídas. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por