Duo Assad inicia turnê para celebrar 50 anos de carreira

João Luiz Sampaio - Agência Estado
25/10/2013 às 09:12.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:38
 (Site Oficial)

(Site Oficial)

O tempo passou - e, de repente, já se vão 50 anos desde que os irmãos Sergio e Odair Assad formaram o duo de violões que se transformaria em referência internacional na interpretação do instrumento. Grandes obras, discos, parceiros - motivos não faltam para comemorar. A data redonda é só em 2014. Mas os dois começam já no sábado (26) uma turnê comemorativa.

O primeiro concerto será em São Lourenço, no interior de Minas - e, ainda este ano, os dois tocam em Mococa (terra natal de Sergio), Belém, Campos do Jordão, Goiânia e Juiz de Fora. A turnê continua em 2014, incluindo, se tudo der certo, capitais como Rio e São Paulo.

O repertório vai do barroco ao século 20 - e carrega o ecletismo de um conjunto que impressionou de Astor Piazzolla a Yo Yo Ma e traz na bagagem dezenas de obras compostas especialmente para ele. "Ser eclético foi sempre uma constante do Duo Assad", dizem os irmãos, em entrevista concedida por e-mail. "Nós saímos do choro brasileiro para a música erudita e, desde o início, já misturávamos os estilos. Nos anos 70 e 80, fomos bastante criticados por isto pelos tradicionalistas e conservadores, mas, hoje em dia, todos fazem ou tentam fazer a mesma mistura. Virou até moda! Fomos, então, de uma certa forma, pioneiros nesta multiplicidade de estilos. Hoje, isto é uma tendência universal, dado que o mundo ficou cada vez menor", explicam.

O ano do aniversário se presta a balanços. Como eles definem a sensação que têm hoje ao olhar para esses 50 anos de trajetória e prestes a partir em uma turnê comemorativa? "Foram 50 anos de dedicação integral à arte de tocar em duo. Criamos um repertório próprio, desenvolvermos uma abordagem muito particular de todos os estilos musicais que praticamos, vivemos em países diversos, aprendemos vários idiomas, tocamos com muitos artistas geniais, fizemos projetos musicais interessantíssimos, gravamos discos que reforçam a ideia da arte de se tocar em duo, ganhamos alguns prêmios importantes e podemos dizer hoje que influenciamos toda uma nova geração de duos de violão." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por