Eclipse lunar enfeita o céu nesta sexta-feira; veja como acompanhar

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/06/2020 às 11:52.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:41
 (Pixabay)

(Pixabay)

Brasileiros de alguns estados poderão assistir nesta sexta-feira (5) um eclipse lunar penumbral, quando o satélite natural da Terra ficará completamente imerso numa espécie de cone.

Com duração de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos, o fenômeno poderá ser acompanhado também na Europa, África, Ásia e Austrália. 

Por aqui, quando a Lua cheia surgir no céu, por volta de 16h30, o eclipse já estará em andamento. O processo todo deve terminar às 18h04.

Durante o eclipse, a Lua pode aparecer com uma cor diferente, em um tom fumê. Mas, por ser penumbral, pode não ser possível visualizar a olho nu em algumas regiões brasileiras. Neste link é possível saber em qual cidade o fenômeno estará visível, além de um mapa interativo com informações detalhadas do eclipse.

Como o eclipse lunar penumbral acontece? O Sol, a Terra e a Lua estão posicionados nesta ordem, porém não totalmente alinhados. Uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua, que está na chamada zona de penumbra. Essa área é, a grosso modo, as bordas da sombra da Terra, uma sombra mais "fraca".

Como acompanhar

 Se na sua região não for possível visualisar a olho nú, o projeto europeu Telescópio Virtual 2.0 fará a transmissão ao vivo do fenômeno a partir das 16h (horário de Brasília) desta sexta. 

A plataforma irá acompanhar o eclipse lunar penumbral direto do céu de Roma, Itália. Por lá, a Lua nasce às 20h30 (horário local) e o ápice acontecerá às 21h24.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por