ABC da Construção dá a largada nas franquias

Raul Mariano - Hoje em Dia
14/03/2016 às 07:08.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:47

Depois de inaugurar cerca de 40 lojas próprias em 30 municípios mineiros, o Grupo ABC da Construção, nascido em Juiz de Fora, vai apostar as fichas no modelo de franquias. A expectativa é inaugurar, ainda no primeiro semestre, duas lojas em Betim e Ibirité. Em todo o Estado, o projeto visa abrir pelo menos 40 novas franquias.

Nos últimos três anos, o ABC da Construção investiu R$ 60 milhões em logística, tecnologia, marketing, sistemas e operações, preparando a empresa para entrar no mercado de franquias. O foco do grupo são as cidades com mais de 20 mil habitantes em Minas Gerais. O público são empreendedores locais e varejistas tradicionais do segmento, que procuram franquias com suporte completo.

Para abrir uma franquia, o investimento inicial mínimo é R$ 245.000,00, além do capital de giro e taxa de franquia. De acordo com a empresa, os franqueadas poderão contar com apoio de gestão, logística, suprimentos, marketing e serviços. A proposta do grupo é de uma estrutura enxuta de loja, com poucos funcionários e custos fixos baixos.

Hoje, o estoque do grupo é centralizado em um único e grande Centro de Distribuição da ABC com 20 mil metros quadrados e capacidade de entrega em 48 horas, em 350 municípios. Dessa forma, o franqueado tem a opção de comprar apenas o que vender em sua loja, reduzindo a necessidade de capital de giro e possíveis perdas de materiais.

“Em Belo Horizonte, especificamente, enxergamos potencial de negócios enorme para pelo menos mais cinco unidades especializadas em acabamentos. No entorno, há 25 cidades em que caberiam franquias”, diz a diretora de Franquias, Ana Cristina Teixeira.

Estratégia

A decisão do grupo partiu da estratégia de desenvolver o comprometimento de seus gestores para que atuem como se fossem donos do negócio. “Geralmente o gerente tem bom relacionamento local na cidade e isso é um diferencial quando se fala franquia. Isso é um dos valores da empresa que é passado para lojas. O gerente assume essa cabeça de dono e com isso os resultados são melhores”, destaca Ana Cristina.

Para atender às franquias que serão inauguradas na Grande BH, a empresa já possui um centro de distribuição no Jardim Canadá, em Nova Lima, com capacidade de distribuição é de até 500 toneladas de produtos por dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por