Acordo de comércio entre EUA e UE pode elevar vendas de carros em 20%

Estadão Conteúdo
16/07/2015 às 21:24.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:56

Um estudo realizado por Caroline Freund, sênior fellow do Peterson Institute for International Economics, aponta que um acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia, com harmonização das regras entre os países envolvidos, impulsionaria o comércio de automóveis entre as partes em pelo menos 20%. Com isso, os ganhos para as economias envolvidas superaria US$ 20 bilhões no ano no longo prazo, com três quartos disso ficando com a UE.

Ex-economista do Banco Mundial, Freund apresentou seu trabalho para os negociadores envolvidos nas conversas sobre o acordo. Segundo ela, o grande ganho seria a eliminação de barreiras não-tarifárias, como disparidades regulatórias, porque as tarifas comerciais já são bastante baixas, em média, entre os dois lados.

Freund disse que seu estudo enfoca o setor automotivo por ele ter um efeito "multiplicador de empregos", baseando-se nos fortes vínculos com indústrias relacionadas, como as siderúrgicas e as empresas de produção de partes de automóveis, além da pesquisa e do desenvolvimento. Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por