O Aeroporto da Pampulha deixou para trás os anos de ostracismo gerado pela concentração de voos em Confins. Depois de registrar crescimento de 23% nos embarques no primeiro trimestre de 2013, Pampulha está prestes de ganhar 15 novos voos semanais. Passaredo e Azul/Trip apresentaram nesta semana pedidos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Passaredo Linhas Aéreas, com sede em Ribeirão Preto (SP), pretende iniciar sua nova rota para Brasília (somente ida), em 8 de agosto, com quatro voos semanais. Atualmente não há voos diretos para Brasília a partir da Pampulha. Os voos são oferecidos a partir de Confins.

A Anac também está analisando pedido da Passaredo para lançar três voos da Pampulha para Uberlândia, e três no sentido inverso. Esses voos deverão ser iniciados em 2 de setembro. A partir dessa mesma data, a companhia pretende lançar um voo para Ribeirão Preto (só ida).

Atualmente, a cidade de Uberlândia é ligada ao Aeroporto da Pampulha apenas pela companhia Azul/Trip. Com chegada e saída de Confins, a cidade é atendidas pelas companhias Gol, TAM e Azul/Trip.

Já a Azul/Trip pretende lançar dois voos diretos entre a Pampulha e Curitiba, e no sentido inverso, a partir de 15 de maio. A mesma companhia lançou neste ano ligações diretas com Campinas (SP) e Guarulhos (SP).

Os voos na Pampulha estão sendo impulsionados pela liberação, no início do ano, pela Anac, de pousos e decolagens com aviões de até 70 lugares.

A Azul/Trip já tinha apresentado pedidos à Anac para voos ligando a Pampulha a Juiz de Fora e Campinas, ainda em estudo pela agência


Frequências

Em recuperação judicial desde o ano passado, a Passaredo tem atualmente dois voos da Pampulha para Ribeirão Preto (ida e volta). No início do ano a companhia suspendeu as operações em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará. Não há previsão de retomada destas frequências.


Perdas

Os novos voos compensarão algumas perdas acontecidas neste ano. A ligação Pampulha/Varginha, oferecido pela Trip, foi encerrada em 19 de fevereiro.

Varginha também perdeu em fevereiro o voo direto para Guarulhos (SP). Mas a Azul lançou em 1º de abril uma frequência diária de Varginha para Campinas.

Juiz de Fora, na Zona da Mata, também ficará sem voos para a Pampulha a partir de 15 de maio. A cidade também ficará sem a única ligação com Guarulhos.


Zona da Mata

Já o Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre Goianá, poderá ficar sem voos da Azul/Trip a partir de 15 de maio.

Em nota, a Azul alegou que as mudanças fazem parte da reestru-turação de sua malha. Segundo a companhia, as operações em Goianá vão continuar até uma resposta da Anac sobre os novos voos. Em Juiz de Fora a Azul/Trip pretende usar o ATR-72, conforme pedido que está sendo analisado pela Anac.