AngloGold quer crescer 50% até 2019 e concentra aportes em Minas

Janaína Oliveira - Do Hoje em Dia
13/11/2012 às 06:38.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:13
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

Até 2019, a AngloGold Ashanti, terceira maior mineradora de ouro do mundo, pretende elevar em mais de 50% a sua produção no país. E nesses setes anos, os olhos e principais investimentos da multinacional estarão voltados para Minas Gerais, onde estão localizadas a maioria das minas da companhia em território brasileiro.

“Investiremos em pesquisas geológicas, pessoal e expansão das unidades, com destaque para Minas, Estado que detém grande parte de nossos negócios”, disse o presidente da AngloGold Ashanti no Brasil, Hélcio Guerra, nessa segunda-feira (12), no Palácio das Artes, durante o Prêmio AuDITIONS, um dos maiores concursos de design de joias em ouro realizado no país.

Segundo o executivo, nos últimos cinco anos, em um ciclo que se completa em 2013, a multinacional sul-africana injetou recursos entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões nas suas atividades no país. “A maior parcela veio para Minas”, afirmou. Os recursos, segundo ele, foram para as minas de Córrego do Sítio, em Santa Bárbara, que concentrou o maior volume de recursos, e Lamego e Cuiabá, em Sabará, ambos os municípios na Região Central do Estado.

Um dos motivos para as boas perspectivas, afirma Hélcio Guerra, é a alta do ouro no mercado internacional, hoje na casa de R$ 115, o grama. Presente no evento, o governador Antonio Anastasia disse esperar que os investimentos sejam traduzidos em geração de empregos. “É um evento tradicional. As joias mostradas aqui são conhecidas por todo o Brasil”, elogiou.

Inspirados na “Brasilidade”, tema do concurso AuDITIONS, 18 projetos chegaram à etapa final. Eles foram selecionados entre 1.386 inscritos de todo o Brasil. O vencedor na categoria Prêmio AuDITIONS receberá R$ 25 mil em barras de ouro, e o escolhido na categoria Prêmio AuDITIONS 10 anos ganhará R$ 30 mil, também em barras de ouro. Até o fechamento desta edição, os nomes dos vencedores não tinham sido revelados.

A maior parte dos projetos veio dos Estados de São Paulo (398), Minas Gerais (307) e Rio de Janeiro (205). Entre os designers, uma predominância das mulheres: 964 contra 422 homens.

Antes do julgamento final, todas as peças foram fotografadas nas Cataratas do Iguaçu para o catálogo final do concurso, sendo usadas pela atriz Tais Araújo, escolhida como a embaixadora desta edição do concurso. As joias finalistas passam a fazer parte do acervo da empresa, e são expostas em diversos locais do Brasil e em outros países.

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