BC mostra preocupação com preços de produtos in natura

Célia Froufe e Eduardo Cucolo
06/09/2012 às 10:00.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:03

A ata do Copom divulgada nesta quinta-feira pelo Banco Central salientou que há riscos provenientes da instabilidade dos preços de produtos in natura e de grãos. Essa instabilidade pode ser percebida, diz o documento, na dinâmica dos preços no atacado.

O comitê destacou também como decrescentes os riscos derivados da persistência do descompasso, em segmentos específicos, entre as taxas de crescimento da oferta e da procura. Destacou, entretanto, a "estreita margem de ociosidade" no mercado de trabalho, apesar dos sinais de moderação nesse mercado.

Segundo a ata, em tais circunstâncias, há um "risco significativo" de que possíveis aumentos de salários sejam incompatíveis com o crescimento da produtividade, e que isso tenha repercussões negativas sobre a dinâmica da inflação.

Os diretores do BC observaram ainda que o nível de utilização da capacidade instalada tem se estabilizado e que se encontra abaixo da tendência de longo prazo. "Ou seja, está contribuindo para a abertura do hiato do produto e para conter pressões de preços", pontuaram.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por