BH é a terceira capital em número de turistas na Copa

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
21/05/2014 às 07:57.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:40
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Belo Horizonte é a terceira cidade que mais comercializou diárias de hotel durante a Copa do Mundo, que vai de 12 de junho a 13 de julho, com 32 mil diárias vendidas. Quando o assunto é taxa de ocupação, no entanto, a rede hoteleira da capital é a décima colocada, com 67% de reservas.


Os números foram divulgados na última terça-feira (20) pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), associação que reúne as 26 principais redes hoteleiras atuantes no país, com cerca de 600 hotéis em operação e 97 mil unidades habitacionais. A pesquisa contempla esse universo.


Segundo a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG), Patrícia Coutinho, a baixa taxa de ocupação, quando comparada às de outras capitais, reflete a quantidade de hotéis inaugurados recentemente em Belo Horizonte.


De acordo com Patrícia, até o momento foram inaugurados 27 novos hotéis na capital, ampliando em 3,7 mil novos quartos disponíveis. Ao todo, Belo Horizonte possui 12 mil quartos de hotel e 420 meios de hospedagem (nessa conta, além dos hotéis, entram as pousadas, pensões e os demais tipos de hospedagem).


No primeiro lugar do ranking em quantidade de quartos alugados está São Paulo, com 78 mil diárias comercializadas. Em segundo aparece o Rio de Janeiro, com 65 mil. Brasília é o quarto colocado (30 mil), enquanto Salvador, o quinto, tem 29 mil diárias vendidas.


Com relação ao ranking de ocupação, o Rio de Janeiro encabeça a lista com 88% de quartos alugados. Em segundo lugar está Recife, com 84% de ocupação, seguido por Natal (84%), Cuiabá (83%) e Brasília (79%).


Na avaliação da presidente da ABIH-MG, a expectativa é a de que a taxa de ocupação de todos os hotéis de Belo Horizonte (associados ou não ao FOHB) se mantenha em, pelo menos, 60% no período mundial de futebol.


Dia de jogo


O estudo mostra também os números de ocupação da hotelaria nos dias dos jogos mais importantes de cada capital. No Rio de Janeiro, onde acontecerá a final, a previsão é a de uma taxa ocupação de 94% na data do jogo. Belo Horizonte, que será palco de uma semi-final, apresenta taxa de ocupação de 79% no dia deste jogo.


Outros jogos que atrairão mais pessoas para a cidade que irá sediá-los são Japão x Colômbia, em Cuiabá, com 99% de ocupação; Brasil x México, em Fortaleza (98%), Camarões x Brasil, em Brasília (96%), EUA x Portugal, em Manaus (93%), quartas de final em Brasília (93%).
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por