Bio Extratus aposta em energia sustentável

Giulia Mendes
gandrade@hojeemdia.com.br
15/05/2016 às 07:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:26
 (Divulgação)

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A Bio Extratus, empresa mineira que produz cosméticos naturais, está prestes a se tornar autossuficiente em energia. A marca investiu R$ 3 milhões na implantação de uma usina fotovoltaica, que já está em fase de testes, onde funciona a fábrica, em Alvinópolis, na região centro-leste do Estado.

O parque solar é composto por 2.160 placas, cada uma com capacidade de 275 watts. A usina tem capacidade de geração de 72 mil quilowatts por hora. Será a primeira indústria no país a utilizar energia 100% fotovoltaica instalada com capital próprio, segundo o consultor comercial da empresa, Eduardo Avendanho. 

“A previsão é a de que em breve a usina já esteja em pleno funcionamento. Estamos em fase de testes. O objetivo é gerar toda a necessidade energética da fábrica. Além da economia, que paga o investimento, somos contra a queima de combustível fóssil”.

CRESCIMENTO
Fatores como aumento da carga tributária, reajuste da energia e alta do dólar no ano passado impactaram negativamente as empresas do setor. Em 2015, foi registrado o primeiro indicador negativo (queda de 8%) em mais de 20 anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 

Apesar da recessão econômica, a Bio Extratus cresceu 5% no ano passado e espera um faturamento 8% maior este ano. O otimismo está no aumento da capacidade produtiva da empresa, que completa 25 anos em 2016.

“Estamos num momento de expansão. A expectativa é ter uma capacidade produtiva de seis a oito vezes maior”, contou Avendanho.

De acordo com ele, a ampliação da fábrica em Alvinópolis será feita de maneira gradativa, até 2017. A unidade conta hoje com cerca de 500 funcionários e pretende contratar mais colaboradores conforme a necessidade. 

“Isso, com certeza, movimentará a economia da região. Vamos gerar boas oportunidades de emprego”, completou. 

Para Avendanho, ainda existe um público que privilegia produtos de beleza importados, mas as marcas locais vêm conquistando cada vez mais consumidores. 

“Existe mercado para todos os tipos de produtos. Uma partido público ainda prefere os produtos importados, mas temos um público bem cativo porque trabalhamos com alto controle de qualidade. Utilizamos algumas matérias- primas originárias de outros países também que são imprescindíveis para a produção”, ressaltou. 

INTERNACIONAL
Além de adeptos no Brasil, onde a Bio Extratus possui 82 distribuidores espalhados por todo o país, os produtos produzidos em Minas Gerais ganharam espaço também nas prateleiras de lojas em Portugal, Espanha, Peru e Estados Unidos, locais para onde a empresa já exporta.

E há um projeto grande em andamento para garantir crescimento em solo americano.

“Desde 2008 investimos num crescimento sustentável de comércio exterior. Temos planos maiores nos Estados Unidos, ainda em fase embrionária”, adiantou o consultor comercial da empresa.

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